1)
O Decreto Federal 97.632 de 1989, regulamenta o Artigo 2°, inciso VIII, da Lei n° 6.938/ 1981 (Política Nacional do Meio Ambiente), que prevê como forma de assegurar a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida a recuperação de áreas degradadas, exige dos empreendimentos minerários a apresentação ao órgão ambiental competente, juntamente com os Estudo e Relatório de Impacto ambiental (EIA/RIMA), o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo, colocando Verdadeiro (V) e Falso (F), e depois responda.
I. A obrigatoriedade da restauração ambiental exigida pelo Decreto envolve apenas as áreas de lavras, as quais devem ser restituídas a condições de diversidade biológica superiores a que existia originalmente. ( )
II. A reabilitação pode ser orientada de acordo com plano prévio, embasada nas decisões expressas em documento previamente discutido, negociado e definido entre minerador, poder público, comunidade diretamente envolvida, e o proprietário do solo. ( )
III. Como as atividades de mineração são imprevisíveis, é sempre necessário esperar até o final da exploração das jazidas para realizar um plano de recuperação de áreas degradadas. ( )
IV. Quando ações de recuperação vão ser incorporadas nas várias etapas que compõem as atividades de mineração, dá se o nome de Recuperação simultânea à extração. ( )
A sequência correta é:
Alternativas:
a)
V; V; F; F.
b)
V; F; V; F.
c)
V; F; F; V.
d)
F; V; F; V.
e)
F; V; F; F.
2)
"O "lixão" é uma forma inadequada de se dispor os resíduos sólidos urbanos porque provoca uma série de impactos ambientais negativos. Portanto, os lixões ou vazadouros devem ser recuperados para que tais impactos sejam minimizados" (Fonte: http://www.portalresiduossolidos.com/recuperacao-ambiental-de-lixoes/). Sobre a recuperação de áreas degradadas por disposição incorreta de resíduos, analise as afirmativas abaixo e depois responda.
I. A remediação da área é feita em duas etapas: o tratamento primeiro, que consiste da aplicação de processos químicos, como a drenagem e retenção de chorume, seguidos de tratamento secundário, que envolve o uso de processos biológicos, como a fitorremediação.
II. A recuperação da área envolve a aplicação de técnicas remediadoras que permitem reduzir o volume, toxicidade e mobilidade dos contaminantes nos resíduos.
III. Na recuperação de aterros objetivando o encerramento é necessário a conformação da superfície final e dos taludes do aterro, haja vista serem os locais mais degradados durante a operação e os mais susceptíveis a erosão.
IV. O monitoramento das áreas recuperadas deve ser realizado ao longo de um ano após a implantação das ações, quando os resíduos já foram totalmente decompostos e não oferecem mais riscos, sendo já possível dar qualquer destinação ao uso do solo.
Estão corretas apenas as assertivas:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
I, II e III.
c)
II e III.
d)
II, III e IV.
e)
III e IV.
3)
"O processo de conversão de áreas naturais em larga escala, causado pelo desflorestamento e pela ocupação do território por práticas produtivas e de convivência (manchas urbanas) - ou seja, o processo no qual, após dado distúrbio, uma grande extensão de habitat é subdividida em um número de fragmentos menores, que apresentam menor área total do que o habitat inicial e estão isolados um do outro por uma matriz de habitat diferente do original". (Fonte: https://uc.socioambiental.org/%C3%A1reas-para-conserva%C3%A7%C3%A3o/corredor-ecol%C3%B3gico). A gestão da biodiversidade neste contexto de áreas, ou seja, com notável fragmentação de ecossistemas, pode contemplar a recuperação de áreas degradas ou alteradas de modo a promover a formação de corredores da biodiversidade.
Sobre estes é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
A restauração das matas ciliares ao longo dos cursos d´água pode ser um exemplo de ação para promover a formação de corredores ecológicos.
b)
Consiste na implantação de sistemas de uso da terra em que plantas de espécies agrícolas são combinadas com espécies arbóreas sobre a mesma unidade de manejo da terra, de forma linear.
c)
Consiste na implantação de unidades de conservação contíguas, configurando uma faixa relativamente estreita e linear de habitats naturais e preservados.
d)
Os corredores ecológicos são porções de ecossistemas naturais, que conservam a integridade biológica da vegetação nativa, que acompanham as bordas das unidades de conservação.
e)
Os fragmentos isolados na paisagem, chamados de "ilhas de biodiversidade", quando protegidos ou recuperados, formam corredores ecológicos eficientes em manter o fluxo gênico entre as populações de plantas e animais.
agnaldo10:
alguem temas as resposta dessa avaliaçao
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Boa tarde!
1-D
2-C
3-A
4-B
5-B
1-D
2-C
3-A
4-B
5-B
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás