1- O conjunto de ferramentas biotecnológicas conhecidas como tecnologias do DNA Recombinante possibilitaram a produção da insulina humana por meio da transformação da bactéria Escherichia coli. Esta foi a primeira droga recombinante produzida através da engenharia genética a ser licenciada para a utilização humana. Watson, J.D., et al. O DNA Recombinante. 2. ed. Ouro Preto: UFOP. p. 449-451. 1997. As imagens a seguir ilustram as etapas do processo de produção bacteriana da insulina humana recombinante: insulina recombinante Fonte: Marques, Josélia (2017).
Escolha uma:
a. 1 – 2 – 3 – 4.
b. 3 – 2 – 1 – 4.
c. 1 – 2 – 4 – 3.
d. 2 – 4 – 1 – 3.
e. 4 – 1 – 2 – 3.
2- Instituto Agronômico de Campinas (IAC) vem trabalhando em pesquisas com a cultura do maracujá desde o início da década de 80. Seu programa de biotecnologia em apoio direto ao melhoramento envolve a utilização de técnicas biotecnológicas para a produção de híbridos com novas características de interesse econômico. Devido à baixa fertilidade dos híbridos interespecíficos obtidos por melhoramento convencional dessa frutífera, estas ferramentas biotecnológicas representam uma alternativa de transferência de genes do germoplasma selvagem para a espécie cultivada.
Matos, G.V.C. Hibridação somática em Passiflora spp. 2006. 52 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) – Instituto Agronômico de Campinas, Campinas, 2006.
Uma das estratégias de pesquisa do IAC está esquematizada a seguir:
fusao protoplastos
Fonte: . Acesso em: 19 nov. 2017 (adaptado).
Neste contexto e com base na análise da figura, analise as afirmativas a seguir e coloque V para verdadeiro e F para falso.
( ) As novas plantas de maracujá desenvolvidas pelo IAC são classificadas como organismos geneticamente modificados (OGM’s) por resultarem da técnica de hibridação de células somáticas via fusão de protoplastos.
( ) A hibridação de células somáticas via fusão de protoplastos resulta na regeneração de plantas híbridas com o genoma nuclear e/ou citoplasmático com novas combinações genéticas, o que caracteriza um OGM.
( ) A Lei de Biossegurança não se aplica a materiais modificados geneticamente por meio das técnicas biotecnológicas de hibridação de células somáticas, autoclonagem natural e mutagênese, e que não envolve a utilização de qualquer OGM’s.
( ) As novas plantas de maracujá desenvolvidas pelo IAC não se enquadram na categoria de organismo geneticamente modificado, porque não utiliza qualquer OGM como receptor ou doador de material genético.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.V – V –V – V.
b.F – V – V - V.
c.F – F – V – V.
d. V – F – F - F.
e. F – F – F – F.
3 - O proteoma pode ser definido como o conjunto de todas as proteínas expressas em um tecido, célula ou sistema biológico em dado momento celular, ou como o perfil das proteínas celulares expressas pelo genoma de um organismo sob determinada situação fisiológica.
Nesse contexto, sobre recuperação de proteoma, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. O proteoma possui capacidades dinâmicas, então de forma diferente do genoma que é de natureza estática.
b. Ao analisar as proteínas produzidas em uma dada condição, não avaliamos as modificações pós-traducionais.
c. A proteômica desempenha um importante papel ao ampliar as capacidades da biotecnologia vegetal, porém ainda não tem utilização prática para área.
d. O conhecimento de proteínas-chave não está relacionado ao bom crescimento e desenvolvimento de plantas portanto não permite melhorias genéticas em culturas de alimentos.
e. Os dois métodos proteômicos mais utilizados para catalogar e identificar essas proteínas chaves em diferentes estados ou ambientes proteômicos são: PCR e a espectroscopia de massa (MS).
4 - O Dogma Central da Biologia Molecular foi postulado por Francis Crick em 1958. Ele explica como ocorre o fluxo de informações do código genético. Esse modelo mostra principalmente que uma sequência de um ácido nucleico pode formar uma proteína, entretanto o contrário não é possível. Segundo esse dogma, o fluxo da informação genética, dos itens a seguir, segue determinado sentido:
1- RNA
2- DNA
3- Proteínas
Assinale a opção que apresenta a ordem correta em relação ao fluxo da informação genética.
Escolha uma:
a. 3 - 1 - 2.
b. 1 - 3 - 2.
c. 3 - 2 - 1.
d. 2 - 1 - 3.
e. 1 - 2 - 3.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
1) e. 4 – 1 – 2 – 3.2) c.F – F – V – V.3) a. O proteoma possui capacidades dinâmicas, então de forma diferente do genoma que é de natureza estática.4) d. 2 - 1 - 3.5) a. As duas asserções são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da asserção I.
Perguntas interessantes