1) O conceito de Idade Média foi elaborado apenas no século XVI, portanto, não sendo contemporáneo ao periodo medieval Esse termo foi, a partir dal, e durante muito tempo, utilizado como forma de se referir depreciativamente ao periodo de cerca de 1000 anos que separou a Europa Ocidental do século XVI da Antiguidade clássica, naquela época percebida como modelo de civilização para os curopeus Porém, por que não se pode dizer que a Idade Média foi uma época de atraso e estagnação?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que chamamos de Idade Média é o período compreendido entre a deposição do último soberano do Império Romano do Ocidente, Rômulo Augústulo (476, século V), até a conquista da cidade de Constantinopla, pelos turcos (1453, século XV), pondo fim ao Império Bizantino.
Esse período, pelas inúmeras invasões territoriais, frequentes guerras e ampla intervenção da Igreja ficou conhecido pelos renascentistas, no século XVI, como a “Idade das Trevas”, a “Idade da Fé” ou a “Espessa noite gótica”. O termo “Idade Média” vem do latim medium aevo. Durante o século XV, o humanismo dividiu o latim em três categorias: latim clássico, latim bárbaro e latim dos humanistas. Mas entre o latim clássico e sua redescoberta, existiu um latim que fugiu dos padrões da Antiguidade Clássica, chamado latinitas media. A expressão medievo, período compreendido entre os séculos V e XV, surgiu deste latim.