(1) O cientista e artista italiano renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519) aplicou a esse desenho do corpo humano o conceito de simetria e proporção de vitruvio, arquiteto romano que viveu no século I a.C.
(a) Como a figura humana é retratada no interior do círculo e do quadrado?
(b) As posições de braços e pernas podem ser combinas de diferentes maneiras, formando posturas diferentes . Mantendo posições simétricas, ou seja, iguais nos dois lados, quantas posturam é possível combinar?
(c) Que impressão essas diferentes posturam provocam no observador?
(2) De acordo com o vitruvio, para que fossem belas, as construções deviam seguir a simetria e as proporções do corpo humano, que , para ele, são perfeitas e se repetem na natureza e no universo . No renascimento, Leonardo da Vinci retomou essa concepção e aplicou - a a esse desenho do corpo humano. Para verificar as proporções presentes no corpo humano, observe a figura na posição em que as mãos e os pés tocam o quadrado.
(a) Nessa posição,passam linhas horizontais na altura dos mamilos,do órgão genital e dos joelhos.meça a distância entre cada uma dessas linhas,começando pelo topo da cabeça.qual é a relação entre essas distância? qual é a proporção entre cada uma dessas partes do corpo?
(b) Escolha um dos lados do corpo e meça a distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio e, depois, a distância entre a axila e o cotovelo. qual é a proporção entre essas duas partes do corpo?
(c) Meça a cabeça. Qual a proporção entre ela e a altura total da figura?
(d) Essas medidas mostram que, no corpo humano, as proporções são equilibradas , harmoniosa? Por quê?
(3) No renascimento, período de transição entre a idade média e a idade moderna, que se estende do final do século XV ao final do século XVI, o ser humano passou a ser considerado o centro do universo.
(a) observe a posição em que os braços e as pernas se afastam simetricamente , tocando o círculo . Meça o diâmetro da circunferência e responda : onde fica o centro do círculo?
(b) Explique a relação entre a resposta anterior e a visão que se tinha do ser humano na época
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1. a) A figura é retratada de forma simétrica,o círculo e o quadrado ajudam a destacar essa simetria
b)São possíveis 4 combinações com as posturas representadas.
c) Passam impressão de possibilidade de movimento,e da perfeição do corpo humano pela sua simetria.
2. a) A distância entre a linha de altura dos mamilos e o topo é igual a um quatro de altura de um homem.
b) A distância entre a axila e o cotovelo é a metade da distância que há do cotovelo até a ponta do dedo médio.
c) A cabeça é calculada como sendo um oitavo da figura total.
d) Sim,porque uma figura do plano é simétrica se podemos dividi - la em partes de alguma maneira,de tal modo que as partes resultantes desta divisão,coincidem perfeitamente,quando sobrepostas.
3. a) O umbigo
b) A visão renascentista de que o homem é o centro do universo se reflete na figura,que apresenta o ser humano em posição central na circunferência.
Espera ter ajudado !
b)São possíveis 4 combinações com as posturas representadas.
c) Passam impressão de possibilidade de movimento,e da perfeição do corpo humano pela sua simetria.
2. a) A distância entre a linha de altura dos mamilos e o topo é igual a um quatro de altura de um homem.
b) A distância entre a axila e o cotovelo é a metade da distância que há do cotovelo até a ponta do dedo médio.
c) A cabeça é calculada como sendo um oitavo da figura total.
d) Sim,porque uma figura do plano é simétrica se podemos dividi - la em partes de alguma maneira,de tal modo que as partes resultantes desta divisão,coincidem perfeitamente,quando sobrepostas.
3. a) O umbigo
b) A visão renascentista de que o homem é o centro do universo se reflete na figura,que apresenta o ser humano em posição central na circunferência.
Espera ter ajudado !
Nanda1616:
Obrigada
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