1)
O brinquedo tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança. Sobre o ato de brincar, considere as afirmativas abaixo:
1. Enriquece a identidade da criança, porque ela experimenta outra forma de ser e de pensar.
2. A criança elabora hipóteses para a resolução de seus problemas.
3. A criança acredita que os seus sonhos e desejos podem ser realizados.
4. A criança assimila papéis que fazem parte de sua cultura.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b)
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
c)
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
d)
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
2)
Mariana é professora de Educação Infantil de uma escola pública com poucos recursos. Através do uso de materiais de sucata, ela procura desenvolver a criatividade e determinados conhecimentos de seus alunos. Com base nessa situação, assinale V para verdadeiro ou F para falso.
( ) Com embalagens vazias e limpas, a criança pode aprender, brincando, conceitos de tamanho, cor e forma.
( ) Com materiais de sucata, pode-se montar um boneco, identificar as partes do corpo e acrescentar detalhes.
( ) Brinquedos produzidos industrialmente possibilitam maior desenvolvimento da criatividade das crianças.
( ) A sucata pode colaborar para que os alunos apreendam os conceitos de alto/baixo, comprido/curto, grosso/fino.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.
Alternativas:
a)
V – F – F – V.
b)
V – V – F – V.
c)
V – V – F – F.
d)
F – V – V – V.
3)
A vida da criança se constitui a partir das vivências dos jogos ou das brincadeiras, pois são as principais atividades da infância; eles auxiliam na necessidade de entendimento e incorporação do mundo em que ela está inserida. Assim, analise as afirmações a seguir.
l O trabalho com jogos possibilita a criança evoluir e enfrentar desafios motores, cognitivos e afetivos.
ll Os jogos motores têm como foco o movimento em sua totalidade. Neles é objetivada a agilidade, a velocidade, os reflexos, por exemplo.
lII É na intencionalidade e no direcionamento do professor que o jogo se constitui, fazendo com que o aluno apenas reproduza as informações que lhe são oferecidas.
IV O objetivo principal dos jogos recreativos é o recrear, não se constituem como uma proposta educativa qualificada.
Todas as afirmações corretas estão em:
Alternativas:
a)
III - IV
b)
I - II - IV
c)
I - II
d)
II - III - IV
4)
Sobre a utilização do jogo como proposta pedagógica, marque com (V) as afirmações verdadeiras e com (F) as falsas.
( ) Ao jogar, os alunos tornam-se incontroláveis para os procedimentos de disciplinamento, muitas vezes utilizados na escola. Por isso, a atividade lúdica deve ser pouco utilizada na Educação Infantil;
( ) O jogo atua como motivador, possibilita a socialização, sendo necessário que seja organizado a partir de objetivos claros e bem definidos;
( ) O jogar, com seus altos níveis de motivação e potencial de divertimento, não é apropriado a ambientes institucionais com alunos que apresentam necessidades especiais;
( ) Muitos estudos propõem que os alunos não podem aprender por meio das atividades lúdicas, pois não há conteúdos determinados para esses momentos, por isso devem ficar distantes dos espaços educativos. O jogo, portanto, pode ser utilizado apenas como atividade de entretenimento.
( ) As concepções de jogo são também determinadas pelo tempo histórico.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas:
a)
F - F - F - V - V
b)
F - V - F - F - V
c)
V - F - V - V - F
d)
V - V - F - F - V
5)
De acordo com Kishimoto (2000) o brinquedo não pode ser visto apenas como um objeto com o qual a criança se diverte e se distrai, e sim como uma forma de conhecer a si própria, os indivíduos que a cercam e o mundo que a rodeia. Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
O brinquedo é visto como instrumento de socialização, instrumento educacional, que proporciona às crianças uma grande quantidade de noções intelectuais.
b)
Atualmente os brinquedos e brincadeiras devem ser substituídas exclusivamente pelo vídeo game e o computador.
c)
O ato de brincar com o brinquedo não pode ser considerado algo espontâneo e natural da criança.
d)
Durante a atividade lúdica a criança encontra entretenimento e pouco aprende.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A questão 01 e a letra D a correta.
02 Letra c
02 Letra c
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