1)
Nos seus estudos sobre o aprendizado da escrita e ortografia, você compreendeu que a escrita não representa a fala das pessoas, de modo que a criança, quando está em período de alfabetização, precisa aprender a relacionar o seu conhecimento linguístico já estruturado e adquirido de forma espontânea na sua primeira infância com um código que pretende explicitar as relações de sua gramática internalizada.
É importante compreender, também, que esse percurso de relacionar grafema-fonema e de dominar plenamente o código escrito
Alternativas:
a) passa por diferentes fases e processos.
b) depende da maneira que a criança fala.
c) está relacionado com a fala do entorno da criança.
d) não é tão difícil como parece.
e) depende do aprendizado da leitura.
2)
A oralidade (a fala) é afetada por diferentes aspectos que vão desde a ordem linguística, até a aspectos extralinguísticos, como região, sexo dos falantes, idade, escolaridade etc. Assim, a escrita não poderia ser uma representação da fala, uma vez que esta última tem um caráter muito mais dinâmico e diversificado, ao contrário da escrita, que é regida por normas que definem como o texto deve ser expresso e como as palavras devem ser grafadas. Além disso, há regras não somente sobre as formas das sentenças e da construção textual, mas também sobre os usos dos sinais de pontuação, cujo emprego pode denotar limite de orações, períodos, estilo, entre muitas outras funções.
(MADRUGA, M. R. Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa - Alfabetização e Fonoaudiologia. Unidade 4 – Seção 1. Kroton. 2017.)
Considerando o aprendizado sobre o uso dos sinais de pontuação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A pontuação não é um indicativo de pausas da fala.
PORQUE
II. É regida por normas que têm orientação linguística e não linguística.
A respeito dessas asserções, assinale a resposta correta.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da I.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II é uma justificativa da I.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
3)
É importante que você tenha em mente que a escrita é apenas um código que tenta representar a língua e suas relações, não sendo uma transcrição da fala e do modo como as palavras devem ser pronunciadas. Embora ela influencie também a fala, a escrita não revela como uma língua é e como ela muda no tempo. Ainda que a escrita tenha uma função social importante, a língua e o uso dela pelos falantes nas situações cotidianas é que determina como de fato o sistema linguístico se caracteriza.
Madruga, M. R. Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa - Alfabetização e Fonoaudiologia. Unidade 4 – Seção 1. Kroton. 2017.
Considerando o contexto apresentado, complete as lacunas da sentença a seguir.
O fato de a escrita possuir uma relação estreita com a língua já adquirida permite que a criança ___________________________________ sobre o funcionamento da escrita no seu ________________________________ de aprendizagem. Nesse sentido, a criança guia-se pela ________________________________ das palavras, porém a diferença entre fala e escrita é muito precocemente percebida por ela à medida que consegue ________________________________ esses dois sistemas no seu percurso de alfabetização.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a) compartilhe opiniões / caminho / lógica / relacionar.
b) estabeleça alternativas / caminho / lógica / dissociar.
c) compartilhe hipóteses / percurso / pronúncia / dissociar.
d) estabeleça hipóteses / percurso / pronúncia / dissociar.
e) procure caminhos / rota / pronúncia / associar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
1 a
Explicação:
Perguntas interessantes