1.Nós não podemos aspirar a um tal estatuto. Simplesmente chegou a hora, para nós, de perguntar o
que é a filosofia. Nunca havíamos deixado de fazê-lo, e já tínhamos a resposta que não variou: a filosofia
e a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos. Mas não seria necessário somente que a resposta
acolhesse a questão, seria necessário também que determinasse uma hora, uma ocasião, circunstância,
paisagens e personagens, condições e incógnitas da questão. Seria preciso formulá-la "entre amigos",
como uma confidência ou uma confiança, ou então face ao inimigo como um desafio, e ao mesmo tempo
atingir esta hora, entre o cão e o lobo, em que se desconfia mesmo do amigo. É a hora em que se diz:
"era isso, mas eu não sei se eu disse bem, nem se fui assaz convincente". E se percebe que importa
pouco ter dito bem ou ter sido convincente, já que de qualquer maneira e nossa questão agora.
(Adaptado. Disponível em:
http://www.famescbji.edu.br/famescbji/biblioteca/livros_filosofia/O_que_e_Fosofia.pdf - Acesso em:
19/08/15).
Deleuze e Guattari definem a filosofia como a arte de fabricar conceitos. Sendo assim, conceitos são,
entre outros:
a) “Coisa concebida” ou “formada na mente”.
b) “Coisa concebida” e “formada na sensação”.
c) Conhecimento empírico da realidade.
d) Conhecimento psicológico das estruturas mentais.
2. A ética é a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano. Não se deve confundir
aqui a teoria com o seu objeto: o mundo moral. As proposições da ética devem ter o mesmo rigor, a
mesma coerência e fundamentação das proposições científicas. (VÁZQUEZ, Adolfo Sanches. Ética. 4.
ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980).
Com base no texto o autor procura mostrar que:
I – A ética se relaciona com a moral e se distingue dela por seu caráter teórico-geral.
II – A ética se relaciona com a moral e se identifica com ela.
III – A moral não é objeto de estudo da ética.
IV – A moral refere-se às escolhas e ações prático-particulares.
Estão corretas as alternativas:
a) I e II.
b) I, II e III
c) I e IV.
d) I e III
3. SÓCRATES: - Portanto, em todos aqueles que não sabem o que são certas coisas, se encontra o
conhecimento verdadeiro dessas coisas.
MÊNON: - Assim parece.
SÓCRATES: - E tais conhecimentos foram despertados nele como de um sonho; e creio que se alguém
lhe fizer repetidas vezes e de várias maneiras perguntas a propósito de determinados assuntos, ele
acabará tendo uma ciência tão exata como a de qualquer pessoa da boa sociedade.
Este trecho é um fragmento dos diálogos menores de Platão chamado Mênon. Nele Sócrates procura
demonstrar que recordamos de conceitos a priori. Tais reminiscências dizem respeito à perspectiva
educacional:
a) Positivista.
b) Essencialista.
c) Construtivista.
d) Histórico social.
4. Esta imagem mostra o funcionamento de um dos meios de comunicação. Pode-se dizer que tais
expedientes transmitem ideologias por que:
a) Deixa o sujeito no estado de quem se acha estupefato.
b) No estado de estupefação o gozo estético lhe é proporcionado.
c) Há uma admiração pelo que se é dito e visto.
d) Faz-se entrar pela boca a realidade de maneira a não permitir que se reflita de forma crítica a realidade social, sufocando e oprimindo.
5. ESCLARECIMENTO [“Aufklärung”] é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem.Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento [“Aufklärung”] (KANT, Immanuel.Textos seletos. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1985, p. 100-102.)
a) O esclarecimento do qual Kant menciona é referência para o professor sair de sua menoridade,
adquirindo aptidão e competência para gerir seu próprio capital cultural.
b) O esclarecimento do qual Kant menciona é à saída da menoridade civil.
c) O esclarecimento do qual Kant menciona é referência para o professor ser influenciado por preceitos
educativos exteriores de forma inerte.
d) O esclarecimento do qual Kant menciona é referência para o professor ser sempre tutelado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
alguem sabe as respostas?
izinhaferraz:
algueem sabee
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