História, perguntado por carmo2003p4cv8r, 1 ano atrás

1) "Nos museus de Ciências Humanas, não basta apresentar os objetos em uma sequência que só faz sentido para o pesquisador da área de História, Arqueologia e Etnologia, pois, os objetos devem estar reunidos para produzirem um discurso museográfico inteligível para o público, por meio dos documentos materiais expostos ali".
Assinale a alternativa que apresenta a finalidade do discurso museográfico:
Alternativas:

a) Rememorar e glorificar o passado de Estados nacionais, instituições e a burguesia.
b) Reafirmar o museu como lugar privilegiado de guarda e preservação de objetos velhos e distantes no tempo.
c) Exaltar os gestos geradores da nacionalidade e rememorar os marcos do nascimento da nação.
d) Monumentalizar a relação com o passado, de forma a contribuir com a construção da identidade nacional.
e) Suscitar questões relativas à constituição da memória e à preservação de um passado.

2) No processo de desenvolvimento da ciência arquivística, buscou-se estabelecer sua fundamentação e sua autonomia que passariam a delimitar seu lugar como ciência. Com base nesse processo, complete as lacunas:

O objetivo da _____ deve ser o de estabelecer um enfoque científico homogêneo para estudo dos vários fenômenos que cercam a noção de informação, sejam eles encontrados nos processos biológicos, na existência humana ou nas máquinas. A tarefa massiva de tornar mais ______ um acervo crescente de ______.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a) Ciência da Informação / acessível/ conhecimento.
b) Historiografia / popular/ arquivos.
c) História / módico/ fenômenos históricos.
d) Tecnologia / popular/ documentos.
e) Biblioteconomia / acessível / bibliotecas.

3) “Trata-se de imaginar a narrativa como esta linha que caminha para frente, mas que é capaz de aceitar reviravolta e interrupções. Uma linha que pode se desdobrar em três, quatro, dez, quadros. Quadros com um desenvolvimento relativamente autônomo. Quadros que podem parar, recuar em relação à linha fundamental, e que se relacionam entre si, formando uma espécie de teia, capaz de enredar a narrativa” .
Com base no texto e na importância da Narrativa dentro da História Oral é correto afirmar que

Alternativas:
a) são irrelevantes como estilo de transmissão, apresentam pouca importância baseando-se em grandes eventos que marcaram da História da humanidade.
b) as narrativas, tal qual os lugares da memória, são instrumentos importantes de preservação e transmissão das heranças identitárias e das tradições.
c) as narrativas não oferecem suportes das identidades coletivas e do reconhecimento do homem como ser no mundo.
d) possuem natureza estática e como gênero específico do discurso dificulta a cultura de diferentes comunidades.
e) as narrativas são traduções dos registros das experiências fúteis e muitas vezes relatam o poder das transformações.

4) "A campanha pela abertura dos arquivos e a intensificação das pesquisas com a história de vida de pessoas que foram presas, torturadas, exiladas pela repressão implica entender dois processos distintos e complementares: o direito e o dever de lembrar os traumas psicológicos e físicos e de sobre eles falar, e o direito ao registro".

"Não há no Brasil bibliografia específica sobre esse aspecto, de como a luta contra a ditadura utilizou-se da rede legal de militantes e simpatizantes tendo penetração junto à população economicamente ativa. Não temos, portanto, um número para dimensionar quantas e por quanto tempo essas mulheres desempenharam esse papel, considerando-se também que esse trabalho foi realizado sob nome falso e muitas vezes sem registro em carteira".
Com base no texto , analise as afirmativas:

( ) As narrativas das mulheres que foram presas e torturadas durante a ditadura não devem ser consideradas pela falta de registros em carteira.
( ) A memória feminina proibida, clandestina ou ignorada durante a ditadura militar, procura hoje conquistar o espaço público com suas reivindicações e cada vez mais assume a disputa com outros discursos que até então trataram de desqualificá-la.
( ) A história oral tem contribuído para dar a conhecer grupos excluídos de registros escritos e inscrever no relato historiográfico vozes múltiplas e silenciadas.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a) V – V – V.
b) F – V – V.
c) F – F – V.
d) F – V – F.
e) F – F – F.

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilasm2
36

1) A alternativa correta é a letra e) Suscitar questões relativas à constituição da memória e à preservação de um passado.

O discurso museográfico permite conhecer a verdadeira história por meio dos relatos associados aos objetos expostos, dando sentido ao conteúdo.

2) A alternativa correta é a letra a) Ciência da Informação / acessível/ conhecimento.

3) A alternativa correta é a letra b) as narrativas, tal qual os lugares da memória, são instrumentos importantes de preservação e transmissão das heranças identitárias e das tradições.

4) As narrativas das mulheres que foram presas e torturadas durante a ditadura não devem ser consideradas pela falta de registros em carteira. Falso, devem ser consideradas independente deste registro uma vez que naquele período elas não tinham o direito trabalhista garantido.

A memória feminina proibida, clandestina ou ignorada durante a ditadura militar, procura hoje conquistar o espaço público com suas reivindicações e cada vez mais assume a disputa com outros discursos que até então trataram de desqualificá-la. Correto.

A história oral tem contribuído para dar a conhecer grupos excluídos de registros escritos e inscrever no relato historiográfico vozes múltiplas e silenciadas. Correto.

A alternativa correta é a letra b) F – V –V

Bons estudos!

Respondido por joaofilho2099
39

Resposta:

Av2 - Historiografia

1) E

2) A

3) B

4) B

5) A

CORRIGIDO PELO AVA

Explicação:

Perguntas interessantes