1. No trecho que você acabou de ler, pode-se perceber o estilo leve, ágile direto e o tom de crônica de jornal que o autor imprimiu ao texto.
A) Que procedimentos narrativos utilizados frequente- mente pelo autor encontramos no primeiro parágrafo do texto?
B) Macedo dá à narrativa um tom coloquial, como se estivesse contando a história de modo espontâneo, sem planejamento. Explique por que a interrupção da narração feita no terceiro.parágrafo reforça essa impressão de espontaneidade.
2) Os personagens do Romantismo são idealizados como pessoas superiores, de grande força moral. Os protagonistas, como verdadeiros heróis do bem; os antagonistas, como terríveis representantes do mal.
A) Como o narrador caracteriza o protagonista Leonardo?
B) ELuisinha-amoça que se casará comoprotagonista no final -, ela corresponde às heroínas dos romances românticos?
3) O protótipo do amor romântico é o de Werther por Carlota, em os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe: um sentimento inexplicável, incontrolável e devastador-o amor fatal, a paixão. É assim que podemos caracterizar o amor que Luisinha desperta em Leonardo? Explique.
( IMAGEM NO ANEXO ABAIXO)
Soluções para a tarefa
1-A) A conversa com o leitor, a metalinguagem, as referências à composição da obra e os comentários sobre a narração. " Os leitores devem já estar fatigados [...]. Agora vamos saltar por cima de alguns anos[...] "
B)A narração já está bastante adiantada, e só agora o narrador lembra de informar algo tão importante como o nome do protagonista .
2-A)Embora tivesse muitos protetores, que planejavam para ele um encaminhamento profissional adequado às suas inclinções, Leonardo tornou-se apenas um malandro desocupado.
B)Não, pois Luisinha não tem a beleza nem a presença forte das heroínas românticas. É feiosa, tímida, desajeitada e se veste com simplicidade e mau gosto.
3-Não. Quando Leonardo conhece Luisinha, ela Ihe desperta riso, talvez por ser tão desajeitada e tímida. Só depois, a perspicária do padrinho faz com que Leonardo tome consciência do amor que nascia. Trata- se do amor comum, de pessoas comuns,não da paixão incontrolável dos heróis românticos.esposta:
Explicação: