Português, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

1- No texto I o eu lírico aborda o tema da enfermidade ou inconstância das coisas do mundo que fazia parte das preocupações do homem barroco.
A) na primeira estrofe como ele apresenta essa percepção de efemeridade?
B) das mudanças apontadas qual afeta o estado de ânimo do eu lírico?
2- o eu lírico no texto I não compreende a razão da instabilidade das coisas.
A) em que estrofe se nota claramente o sentimento de inconformismo com a instabilidade? Justifique sua resposta.
B) no final do texto, a que conclusão sobre a inconstância das coisas do eu lírico chega?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
416
a) Efemeridade significa que não é duradouro. Notamos em que o Sol nasce e não dura mais que um dia. Depois da luz, segue a noite escura.

b) Na triste sombra da noite escura morre a formosura e nas contínuas tristezas morre a alegria. ele não se conforme porque os efeitos não são duradouros, assim seu estado de ânimo fica afetado.

2. a)Inconformismo, significa que não concorda com algumas situações. Na 2a estrofe, por exemplo, ele não se conforma a partir de suas indagações:
sobre o Sol, "porque nascia?"; e sobre a Luz, "porque não dura?".

b) Temos a conclusão de que o mundo começa pela ignorância e que a firmeza está na inconstância, ou seja, nada tem certa regularidade, todo contexto tem suas questões favoráveis ou desfavoráveis. não há constância na formusura e na alegria pode se sentir a tristeza. Portanto, há as posições opostas, ente vida e morte, alegria e tristeza, claro e escuro, entre outros. Assim,mudam-se as aparências.

Usuário anônimo: Paulo Barros.. Sempre me salvando... Amo
Respondido por Matheusieti
0

1 - A) A poesia nos mostra que a efemeridade não é duradoura, e o uso da palavra "Sol" no verso que contempla seu nascimento, não dura mais que um dia, logo, a noite está presente diariamente assim como os dias se passam.

Como o Eu Lírico aborda essa efemeridade?

1 - B) Mostrando que a sombra da noite escura "Morre" e sua formosura se dá nas contínuas tristezas, morrendo a alegria, não se conformando com o fato dos efeitos não serem duradouros, o que prejudica o ânimo do Eu Lírico.

Por fim, o Eu Lírico é a voz que elucida a poesia, e, a partir dele, nós, enquanto receptores do conteúdo, podemos entender suas sensações, desejos, vontades, frustrações, que são elencadas pelo autor justamente com o intuito de despertar sentimentos e sensações.

Mais sobre os eixos da escrita:

https://brainly.com.br/tarefa/20226698

2 A) O Eu Lírico utiliza o conformismo como uma sensação para elucidar sua indagação, ou seja, a partir desse sentimento, a escrita se torna menos fluída, de forma proposital, já que utiliza interrogações e questionamentos onde o leitor passa a refletir.

Como notamos a conclusão textual?

2 B) Temos a conclusão de que o mundo como conhecemos, surge do questionamento, que sucede a https://brainly.com.br/tarefa/20226698, assim, as bases são mostradas em direções opostas,

Como vemos a regularidade na poesia?

A dualidade entre noite e dia, a alegria e a tristeza são os pontos altos do texto, o claro e o escuro, além de outros elementos que nos apresentam a sensação de novo, onde o Eu Lírico se apresenta nas aparências dos processos.

Mais sobre a leitura textual:

https://brainly.com.br/tarefa/18328749

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes