1. No texto "A menina dos fósforos", a adjetivação é usada para apresentar alguns elementos da narrativa e construir a coesão e a coerência entre eles. Cite os adjetivos e as locuções adjetivas que descrevem: a. a personagem. b. o pai. Transcreva o trecho que justifica sua resposta. c. a avó. d. o cenário em que a menina se encontra. 2. Assinale os trechos do texto em que o narrador faz referência: a. ao lugar em que se passa a história e ao cheiro desse lugar; b. ao tempo da narrativa e à temperatura. 3. Marque os trechos do texto que mostram o cenário de violência e pobreza. a. da rua; b. da casa da menina. 4. Destaque os trechos em que o autor revela fatos que contrastam com a pobreza e o sofrimento da menina. 5. Reescreva o trecho em que o narrador parece se dirigir ao leitor e comente as possíveis intenções do escritor e os efeitos de sentido que ele desejou provocar no leitor.
Soluções para a tarefa
Perguntas sobre o texto "A menina dos fósforos":
1)
a) Adjetivos que descrevem a personagem: uma garotinha pobre, descalça, de cabeça descoberta
Locuções adjetivas: Ao sair de casa tinha chinelos nos pés.
b) Adjetivos que descrevam o pai: violento
Parte do texto que justifica a resposta: não ousava ir para casa, onde o pai bateria nela.
c) Adjetivos que descrevem a avó: velha
Locuções adjetivas: única pessoa que lhe quisera bem
d) Adjetivos que descrevem o cenário que a menina se encontra: frio e escuro.
Locuções adjetivas: No frio e na escuridão, andava, pela rua.
2)
a) O lugar que se passa a história: janelas estavam iluminadas, e chegava até a rua um aroma delicioso de ganso assado,
b) Tempo em que se passa a história: passado.
A temperatura: fria, pois no texto mostra como a garotinha sentia frio "mas continuava a sentir frio. "
3)
a) Trechos que mostram violência das ruas: a menina os perdera ao atravessar a rua correndo, no momento em que dois carros passavam a toda velocidade.
b) Pobreza da casa da menina: uma casa sem forro, com o telhado cheio de fendas, por onde o vento sibilava
4) Fatos que contrastam com a pobreza e o sofrimento da menina: A garotinha imaginou estar sentada em frente a uma grande lareira de ferro, com adornos e um tambor de latão polido. O fogo crepitava alegremente, e aquecia tanto… Que beleza! A pequena já ia estendendo os pés, para aquecê-los também… quando a chama se apagou e a lareira desapareceu. Ela estava sentada na rua, com um pedacinho de fósforo na mão.
5) "Ninguém sabia que maravilhas ela vira, nem imaginava o esplendor que a cercara, com a velha avó, nas alegrias do ano-novo. "
A intenção do autor era causar comoção com o sofrimento da menina e o modo como ela passou sua última noite viva. Os efeitos foram surtidos com bastante efeito, trazendo uma sensação de injustiça e piedade ao leitor.
Interpretação de texto
A interpretação de texto pode ser dada de diversas formas. Pode ser através de modo visual, com imagens. Ou através da leitura, entendendo o texto e a mensagem que se quer passar.
Todo texto pode ser interpretado. Seja ele um texto simples ou mais complexo. Todos os dias, vemos textos que interpretamos mesmo sem perceber. A interpretação é a capacidade de compreender uma mensagem.
Entenda mais sobre interpretação de texto: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
#SPJ1