1) “No século XVIII, por fazer sérias críticas aos reis absolutistas e à Igreja, a obra chegou a ser proibida e retirada de circulação pelas autoridades francesas”. A obra a que a frase anterior se refere é: *
a) A República de Platão e Rousseau, obra que estuda a política.
b) O Leviatã, de Thomas Morus, sobre o poder do Rei e a importância do absolutismo.
c) O capital, de Karl Marx, obra sobre críticas do Antigo Regime.
d) A Enciclopédia, de Diderot e D’Alembert, obra que em 35 volumes buscava apresentar o conhecimento humano produzido ao longo da história.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa D, tendo sido a Enciclopédia uma tentativa de reunir todos os conhecimentos mais modernos (da época) sobre diferentes campos do saber, de modo que havia nela textos tanto sobre as técnicas para a produção de cerâmicas quanto textos sobre filosofia política.
A filosofia política da Enciclopédia tinha por base as ideias iluministas, que eram fortemente críticas do sistema do Antigo Regime, baseado no Absolutismo, e por esta razão o livro se tornou proibido, os seus autores perseguidos e a obra confiscada pelo Estado.
Resposta:
1- d) A Enciclopédia, de Diderot e D’Alembert, obra que em 35 volumes buscava apresentar o conhecimento humano produzido ao longo da história.
2- c) a razão, que combinava as informações dos sentidos, trabalhando com as faculdades irmãs, memória e imaginação.