1) No que diz respeito a origem, a etimologia da palavra ética sua etimologia origina-se no grego: ética vem de ethos = costumes, mores = moral. Isto significa que a "ética" já era estudada pelos gregos na antiguidade e era considerada uma ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
Dentro desse contexto, analise as asserções a seguir:
I. A ética e a lei se confundem, são sinônimas e podem ser tomadas com a mesma significação.
PORQUE
II. Enquanto a ética é a conduta que resultará em credibilidade pelo compromisso com a sociedade e não se traduz pelo certo ou errado, mas pelo justo; a lei se refere à regra a ser seguida em cada país com o direito de adotar leis mais amenas ou mais rígidas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
b)
As duas asserções são falsas.
c)
As asserções I e II são verdadeiras e a II fundamenta a I.
d)
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
e)
As duas asserções são verdadeiras, mas sem ligação entre si.
2)
O ecomarxismo ou ecossocialismo surgiu em meados da década de 1960 na Europa e na Austrália. Trata-se de uma ideologia que alia as ideias marxistas com as ideias do socialismo, da ecologia, da política verde e da alterglobalização.
A esse respeito, analise as asserções a seguir, verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e escolha a alternativa correspondente.
( ) O ecomarxismo ou ecossocialismo também é chamado de socialismo verde ou ecologia socialista, sendo essa uma corrente de fácil caracterização pela uniformidade de autores e posicionamentos alinhados.
( ) O ecomarxista ou ecossocialista acredita que a dinâmica competitiva imposta pelo capitalismo é a principal responsável pela crise ambiental.
( ) Para o ecomarxista é condição necessária refletir acerca das relações de poder e do trabalho.
( ) Os ecomarxistas ou ecossocialistas que são, em geral, bastante ortodoxos não compatibilizam com a dinâmica capitalista pelo acúmulo nas mãos de um pequeno grupo. Para eles, esse fato acaba gerando conflito de interesses entre as classes sociais e oportuniza tanto a pobreza quanto os desastres ecológicos, entre outros.
Alternativas:
a)
V – V – V – V.
b)
F – V – F – V.
c)
F – V – V – V.
d)
V – V – F – F.
e)
V – F – V – V.
3)
Sabemos da importância da estratégia para uma organização, acerca da formulação da estratégia, analise as colocações a seguir:
I - A formulação da estratégia, pode se dar em três níveis: corporativo, de unidade de negócios (ou estratégia competitiva) e funcional.
II - A formulação da estratégia pode se dar em quatro níveis: ativo, analítico, de unidade de setor e reacional.
III - A formulação da estratégia visa obter vantagem competitiva para a organização por meio da criação de valor, por meio da satisfação das necessidades e desejos dos consumidores da melhor forma possível.
Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:
Alternativas:
a)
Somente a afirmativa I está correta.
b)
Somente a afirmativa II está correta.
c)
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d)
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e)
Todas as afirmativas estão corretas.
4)
Analise o texto a seguir:
"Devemos observar que muitos países (Estados) são dominados pelos interesses das empresas (grupos econômicos, corporações, organizações) com vistas exclusivas no lucro, excluindo, totalmente, a defesa do meio ambiente, da sociedade e da economia". (DELBONO, Benedita de Fátima. Responsabilidade social e ambiental. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. P. 22).
Tendo por base o conflito entre lucro e preservação ambiental, coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os interesses do Estado devem alinhar-se aos interesses das empresas, portanto se ele quer crescer é imprescindível que as empresas foquem exaustivamente na lucratividade acima de tudo.
( ) A origem de toda a corrupção está na tomada do Estado por grupos econômicos, que garantem a satisfação de seus interesses específicos em detrimento da sociedade como um todo.
( ) As crises nacionais ligam-se à sociedade e aos valores éticos, afetando a economia, a sociedade e ao meio ambiente; é uma crise social e ética com paradigma econômico e socioambiental.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V, V, V.
b)
F, V, V.
c)
F, F, V.
d)
F, F, F.
e)
V, F, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A. (A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira)
2- C (F – V – V – V).
3-C (Somente as afirmativas I e III estão corretas.)
4- B (F, V, V)
5- B (A – I/ B – III/ C – II)
1- A. (A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira).
A ética consiste na conduta que pode resultar em credibilidade pelo compromisso social e considera o justo.
2- C (F – V – V – V).
O ecomarxista ou ecossocialista defende que a dinâmica competitiva que o capitalismo impõe corresponde à principal responsável pelos problemas ambientais.
3-C (Somente as afirmativas I e III estão corretas).
A formulação da estratégia pode ocorrer em três níveis, são eles: corporativo, de unidade de negócios (ou estratégia competitiva) e funcional.
4- B (F, V, V).
A origem de toda a corrupção se encontra na tomada do Estado pelos grupos econômicos, que apresentam garantia a satisfação dos interesses.
Bons estudos!