1 No primeiro haicai, o substantivo dedos e a forma verbal massageiam
são usados em sentido figurado, criando metáforas. Explique a mensagem
transmitida pelo eu lírico.
2 No segundo haicai, o eu lírico retoma elementos que remetem aos con-
tos de fadas tradicionals, criando uma relação de intertextualidade. Das
palavras ou expressões a seguir, qual delas não diz respeito a essa relação
intertextual?
a) Era uma vez.
b) Sapo.
c) Beijado.
d) Poeta.
3 Leia a seguir o texto de um autor de haicais, comparando-o com os poemas
lidos anteriormente.
O haicai é um pequeno poema com uma métrica de três versos, de 5-7-5
sílabas, que surgiu no Japão no século 16. No século 20 disseminou-se por
todo o mundo. Sua maior expressão é Matsuo Basho (1644-1694), poeta
japonês criador do mais famoso de todos os haicais: "velho lago / mergulha
a rā / fragor d'água".
Em português aceita-se que a contagem de 17 sílabas não seja seguida
à risca, não devendo, no entanto, ultrapassar um máximo de 21 sílabas.
Também não é necessário haver rima dos versos. O haicai deve ter um
'kigo', ou seja, uma referência a uma estação do ano, elemento básico de
sua ligação com a natureza. O haicai passa-se no presente, tem um olhar
de cinema que mostra uma imagem e nos permite ver seu movimento, sem
discurso opinativo do autor. [...]
• O objetivo principal do texto sobre haicais é
a) orientar o leitor sobre como escrever textos do gênero.
b) informar o leitor sobre características de textos do género.
c) relatar o processo de criação de haicais.
d) anunciar o lançamento de um blog de haicais.
4 É correto afirmar que uma característica essencial do haicai é a
a) concisão na forma.
b) expressão da tristeza.
c) linguagem rebuscada.
d) referência à paisagem urbana.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ola bom dia
Explicação:
numero 1- o eu lírico compara as gotas de chuva a dedos que tocam delicadamente a terra, dai o uso da forma verbal massagem
numero 2- era uma vez (letra a)
numero 3- informar o leitor sobre caracteristicas de textos do genero(letra b)
numero 4- concisão na forma (letra a )
ESPERO TER AJUDADO (MARCA COMO MELHOR RESPOSTA PFV)
Sobre a questão 1:
O substantivo "dedos" é uma referência às gotas de chuva.
O verbo "massageiam" se refere ao momento em que as gotas de chuva tocam o solo que, muitas vezes árido, necessita da água para que possa ser fértil e cumprir seu papel no ciclo natural.
Sobre a questão 2:
A resposta correta é a letra d) poeta, por ser a única expressão ou palavra que não nos remete imediatamente às estórias de contos de fada.
As demais opções, a, b e c, trazem clara carga de intertextualidade.
Sobre a questão 3:
A resposta correta é a letra b) informar o leitor sobre características de textos do gênero.
As demais opções trazem apenas possíveis fragmentos de resposta ou em nada se relacionam com o objetivo do autor, fazendo com que, por exclusão, entenda-se como certa a resposta acima mencionada.
Sobre a questão 4:
A resposta correta é a letra a) concisão na forma.
Haicais são pequenos poemas com 17 ou 21 sílabas, no máximo, sendo um gênero textual, embora econômico nas palavras, sempre repleto de reflexões.
Explicação:
Questão 1 - Metáforas
Metáfora é uma figura de linguagem comumente utilizada para realçar, através de comparações, algo que queremos expressar em uma frase.
As metáforas não devem ser entendidas em sua literalidade, sendo o mais comum que sejam atribuídos sentidos figurados, ou seja, diferentes do original à palavra utilizada para substituir outra.
Através da semelhança, a metáfora traz um outro formato para o entendimento da ideia que se pretende passar.
No exercício em questão, o eu-lírico poderia ter dito "gotas de chuva" e "caem" no hai-cai e sua expressão seria mais objetiva.
Entretanto, construindo uma certa dramaticidade, ele opta por utilizar as metáforas "dedos" e "massageiam", que também demonstram o sentido que quer expressar, mas de forma mais faceira, poética, abstrata, intensa.
Questão 2 – Intertextualidade
Intertextualidade ocorre na Língua Portuguesa quando um texto literário se apropria de outro, seja em parte, seja em sua inteireza, para trabalhar em cima da mesma ideia ou se utilizar da ideia original para construir nova ideia.
Esta relação pode acontecer por palavras e/ou expressões comuns que nos remetem a outra obra, como é o caso que estamos investigando. Vejamos:
• “Era uma vez”: expressão amplamente utilizada em estórias para crianças, sendo utilizada inclusive pelas próprias crianças para iniciar um momento de contação de casos, anedotas e/ou contos.
• “sapo” e “beijado”: a maioria de nós está familiarizada com a história infantil da princesa que beija um sapo e ele vira príncipe. Portanto, automaticamente, ao ler tais palavras juntas, entendemos a referência que se pretende, com clara referência aos contos de fada.
Portanto, a única palavra ou expressão que se distancia desta intertextualidade entre o hai-cai e os contos de fada é a palavra “poeta”, que o autor utilizou para substituir o que seria o “príncipe” nas histórias infantis e trazer um novo sentido à luz.
Questão 3 – Haicais
O exercício 3 traz consigo uma explicação clara sobre as características do gênero textual conhecido como haicai.
A pequena explicação da questão traz consigo:
- a origem dos haicais;
- sua mais famosa manifestação;
- a relação entre o gênero textual e a natureza;
- composição silábica;
- dispensa do uso de rimas.
Questão 4 – Concisão e haicais
Como bem expressado no enunciado da questão 3 do próprio exercício trazido, os haicais são poemas rápidos em termos de leitura, e que sempre fazem referência aos acontecimentos relacionados aos fenômenos e elementos da natureza.
Ser conciso é ser mais objetivo, e os haicais, embora provoquem intensa reflexão nos interlocutores, têm essa característica de “poema instantâneo”, quase como um retrato, mas carregam a ideia de movimento justamente por se referirem à natureza e à passagem do tempo.
Haicais exigem uma certa “precisão abstrata”, por assim dizer, e, apesar de parecer que essas ideias são mutuamente excludentes, elas podem, sim, se somar, vez que ser preciso, ser claro, não significa ser “sem graça”. Aí entram os haicais, com sua leveza, graça e capacidade de provocação.
Veja mais sobre Metáforas e figuras de linguagem em brainly.com.br/tarefa/24631049
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