1. No livro As Barbas do Imperador a historiadora Lilia Schwarcz (1988) relata a chegada da corte real no Brasil:
[...] quando o príncipe regente português, D. João, chegou de malas e bagagens para residir no Brasil, houve um grande alvoroço na cidade do Rio de Janeiro. Afinal era a própria encarnação do rei [...] que aqui desembarcava. D. João não precisou, porém, caminhar muito para alojar- se. Logo em frente ao cais estava localizado o Palácio dos Vice-Reis.
Sobre a questão da infraestrutura da cidade do Rio de Janeiro, assinale a alternativa correta:
A. ( ) A cidade do Rio de Janeiro estava preparada para o recebimento da família real, inclusive com habitações disponíveis pra todos os mais de 1.000 novos habitantes;
B. ( ) Ao chegar no Brasil, a corte portuguesa se deparou com uma enorme falta de infraestrutura e moradia o que motivou a administração da colônia a promover a desapropriação de casas e imóveis dos moradores locais para acomodar toda corte.
C. ( ) Não havia infraestrutura adequada na cidade do Rio de Janeiro em 1808, no entanto logo o rei já ordenou a construção de habitações para atender a sua família.
D. ( ) Havia espaço para todos os membros da família real e da nobreza portuguesa no palácio no Palácio dos Vice-Reis não sendo necessário tomar nenhuma medida para alojar os novos habitantes de nossas terras.-
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
(B)
Explicação:ao chegar no Brasil, a corte portuguesa se deparou com uma enorme falta de infraestrutura e moradia e que motivou a administração da colônia a promover a desapropriação de casas e imóveis dos moradores locais para acomodar a corte.
Perguntas interessantes
Filosofia,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás