1 - No gráfico abaixo observa-se o comportamento da demanda em relação ao produto pêssego num supermercado hipotético. Pela lei da demanda, com o nível de preço elevado, os consumidores tendem a demandar uma quantidade menor do produto (BOECHAT; MONTEIRO; SILVA, 2014). Nesse sentido, se o preço estiver em R$ 6,00, a quantidade demandada no mercado será de 16.000 kg (ponto A). No entanto, qual será o cenário resultante da elevação no nível de preço para R$ 11,00 (ponto C)?
ALTERNATIVAS
O preço do produto aumentará até que a quantidade demandada seja superior à quantidade ofertada.
Muitos consumidores deixariam de adquirir a mercadoria a esse preço, portanto haveria uma demanda de 16.000 kg.
Poucos consumidores demandariam a mercadoria, o que consequentemente, não alteraria a quantidade demandada.
Muitos consumidores deixariam de adquirir a mercadoria a esse preço, portanto haveria uma demanda de 9.000 kg.
O preço do produto diminuindo a quantidade demandada ficará estável.
Soluções para a tarefa
Resposta:
São Bens Substitutos.
Explicação:
Leia o texto a seguir:
A partir da percepção dos consumidores, a quantidade demandada é a quantidade de produtos que compradores desejam e podem adquirir a diversos níveis de preço. Pela Lei da Demanda, existe uma relação inversa negativa entre preço e quantidade demandada.
Alguns determinantes da demanda podem ser elencados, como: preço de mercado; renda do individuo, preço de produtos similares; gosto; expectativa; número de consumidores.
Além disto, outros fatores influenciam sobre a demanda, são os bens substitutos e bens complementares.
Diante disto, suponha que um aumento de 10% no preço do bem X tenha provocado um aumento de 5% na quantidade adquirida do bem Y.
Assumindo que os demais fatores permaneceram constantes, assinale a alternativa que apresenta corretamente como é possível considerar que os bens X e Y.