Biologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

A aids é uma doença que se caracteriza pelo mau funcionamento do sistema imune. O HIV, vírus causador, ataca e destrói os linfócitos T auxiliadores. Explique qual a relação entre esse ataque e o mau funcionamento do sistema imune, uma vez que outros linfócitos também participam da defesa do nosso organismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Oppenheimer
15
Olár!

O vírus HIV se liga à proteínas da membrana dos linfócitos T, parasitando essas células que deixam de funcionar normalmente e passam a "trabalhar" para o vírus, sintetizando novos vírus.

Isso leva a uma queda do número de células de defesa úteis ao organismo e consequentemente uma debilitação do sistema imunológico, tornando o organismo mais suscetível à infecção de outros agentes patogênicos. 

No caso, o ataque a esse tipo de linfócito, o T auxiliar, compromete a função principal dessa célula que é estimular a síntese de novos linfócitos para combater os antígenos. 

Usuário anônimo: Obrigado! Me ajudou muito!
Oppenheimer: ^^
Respondido por Bjtt
0

Resposta:

O CD4, co-receptor dos linfócitos helper, é um receptor para o HIV. Esse também é expresso na superfície dos macrófagos e podem também ser infectados por esse vírus. Os linfócitos T helper (ou auxiliares) possuem diversas funções no sistema imune e constituem as células que "gerenciam" a resposta imune: ativam os macrófagos, o processo de inflamação (quimiotaxia de outras células de defesa), ativam, proliferam e diferenciam linfócitos B (para produção de anticorpos) e linfócitos T citotóxicos (para destruir as células infectadas). Sendo assim, uma vez que o vírus do HIV infecta essas células, a organização do sistema imune fica prejudicada, levando a uma diminuição da eficiência de defesa do nosso organismo, facilitando ao paciente infecções oportunistas fatais.

Explicação:

Perguntas interessantes