1)
No final do período helenístico, ocorreu uma divisão que marcou profundamente a história da filosofia ocidental. Observe as alternativas abaixo e indique qual foi esse grande marco.
a)
O grande marco foi a conquista da cidade de Alexandria e a construção da biblioteca de Alexandria, centro filosófico e cultural da humanidade.
b)
O grande marco foi o surgimento da religião islâmica na Europa, o que levou os filósofos a repensarem as bases da metafísica.
c)
O grande marco foi o cristianismo, pois modificou a experiência humana no tempo e, consequentemente, os modos de desenvolver a filosofia.
d)
O grande marco da filosofia ocidental foi a ascensão do Império Romano e o fim do cristianismo.
e)
O grande marco na história da filosofia ocidental foram as reflexões de Sócrates, que revolucionaram a forma como os filósofos estudavam a cosmologia.
Soluções para a tarefa
Nenhuma das alternativas é perfeitamente correta, mas a mais próxima da correção é a alternativa E.
A é falsa pois Alexandre não "conquistou" Alexandria, e sim a fundou (mais de uma dezena de "Alexandrias", na verdade, nenhuma delas "o" centro cultural ocidental).
B, C e D são falsas pela mesma razão: o Período Helenístico acabou no Século II antes de Cristo, portanto antes da fundação do Cristianismo (Século I) e do Islã (Século VII).
E é parcialmente verdadeira pois o pensamento de Sócrates representou um afastamento da cosmologia, o modelo filosófico então em voga, em direção ao período antropológico da filosofia, marcando uma nova era para o pensamento ocidental.
Resposta:
RESPOSTA CORRETA E A LETRA C)
O grande marco foi o cristianismo, pois modificou a experiência humana no tempo e, consequentemente, os modos de desenvolver a filosofia.
Explicação:
A divisão mais profunda na filosofia ocidental foi ocasionada pelo cristianismo. Nesse sentido, o cristianismo foi decisivo porque modificou o modo de os indivíduos viverem suas experiências no tempo. O pensamento filosófico passou a incorporar as verdades cristãs, não abrindo mão, porém, de uma reflexão sistematizada sobre a filosofia e a ciência.