Biologia, perguntado por andrynnafelix123, 7 meses atrás

1. No cruzamento entre individuos Aa x Aa, qual é a probabilidade de nascer um individuo AA e do sexo masculino?
a. 1/2
b. 1/3
c. 1/4
d. 1/8

2. Uma mulher heterozigota para o albinismo (condição determinada por alelos recessivos) se casou com um homem também heterozigoto para essa característica. Sabendo que esse casal pretende ter três filhos, qual a probabilidade de nascer pelo menos um filho com albinismo?
a) 1/2
b) 1/3
c) 1/4
d) Não poderá nascer criança albina desse casal.

3. A teoria das probabilidades diz que A PROBABILIDADE DE DOIS OU MAIS EVENTOS INDEPENDENTES OCORREREM CONJUNTAMENTE É IGUAL AO PRODUTO DAS PROBABILIDADES DE OCORREREM SEPARADAMENTE. Esse principio é conhecido popularmente como:
a) Regra do E
b) Regra do OU
c) Probabilidade condicional
d) Permutação​

Soluções para a tarefa

Respondido por pamellabeatrizzzz
0

Resposta:

Alternativa “c”. A possibilidade de nascer um menino é de 50% (½) em qualquer gestação. No cruzamento entre uma mulher heterozigota e um homem normal pode-se obter os seguintes genótipos: XHXH ,XHXh, XHY, XhY. Sendo assim, temos mais 50% (½) de chance de se nascer um menino hemofílico. Multiplicando as duas probabilidades temos ¼.

Resposta - Questão 2

Alternativa “e”. Para o nascimento de mulheres hemofílicas, um evento raro, é necessário o cruzamento entre mãe heterozigota e um pai hemofílico (XHXh x XhY).

Resposta - Questão 3

Alternativa “d”. Para que ocorra o nascimento de uma mulher hemofílica ( XhXh ) é necessário que o pai seja hemofílico e a mãe heterozigota. Observe o cruzamento abaixo:

Observe que no cruzamento entre uma mulher heterozigota e um homem hemofílico é possível nascer uma menina hemofílica

Resposta - Questão 4

Alternativa “d”. Como o pai transmite o cromossomo Y para o filho homem, ele não transmite a hemofilia, uma vez que ela é ligada ao cromossomo X.

Resposta - Questão 5

Alternativa “b”. Observando o indivíduo II.2 é possível perceber o indivíduo I.2 apresenta o gene, porém não é hemofílico. Com isso, podemos concluir que as filhas II.3 e II.4 podem ou não apresentar o gene. Caso II.4 seja heterozigota, existe a possibilidade dela ter um filho hemofílico

Explicação:

  • BOM ESTUDOS!!
Perguntas interessantes