Artes, perguntado por MilenaBx, 5 meses atrás

1) No Brasil, o Barroco desenvolveu-se ligado à Igreja Católica. *
CERTO
ERRADO

2) O Barroco brasileiro foi um movimento ocorrido em época diferente do Barroco europeu, compreendido entre o século XVIII e o início do século XIX, aproximadamente.
CERTO
ERRADO

3) A arquitetura barroca, nas regiões mais pobres do país, apresentou feições mais modestas, como é o caso do Convento de São Francisco, na cidade de São Paulo.
CERTO
ERRADO

4) Uma das inovações ao estilo, ocorridas no Brasil, foi o uso das naves poligonais em substituição às igrejas com nave central e duas naves laterais.
CERTO
ERRADO

5) A arte Barroca no Brasil alcançou seu desenvolvimento apenas nas regiões ligadas à produção açucareira e à atividade mineradora, como no litoral do Nordeste e em Minas Gerais. O estilo não floresceu em outras regiões do país.
CERTO
ERRADO

6) Aleijadinho foi um dos principais artistas do Barroco brasileiro, e uma de suas grandes contribuições é o conjunto escultórico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais.
CERTO
ERRADO

7) Mestre Athaíde, considerado um dos maiores pintores do barroco mineiro, realizou várias obras, especialmente a decoração das igrejas com a pintura de forros e de tetos.
CERTO
ERRADO

8) A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como:
A) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento.
B) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais.
C) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras de arte sacra europeias.
D) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.

9) Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela:
A) liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.
B) credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.
C) simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.
D) personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.
E) singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.

10) O estilo barroco estava fortemente associado à igreja católica e, portanto, no Brasil, é difícil encontrar o estilo Barroco arquitetônico em prédios de usos não religiosos.
CERTO
ERRADO

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Respondido por natiellesantos1
4

Resposta:

1) No Brasil, o Barroco desenvolveu-se ligado à Igreja Católica. *

( X ) CERTO

(     ) ERRADO

2) O Barroco brasileiro foi um movimento ocorrido em época diferente do Barroco europeu, compreendido entre o século XVIII e o início do século XIX, aproximadamente.

( X ) CERTO

(     ) ERRADO

3) A arquitetura barroca, nas regiões mais pobres do país, apresentou feições mais modestas, como é o caso do Convento de São Francisco, na cidade de São Paulo.

( X ) CERTO

(     ) ERRADO

4) Uma das inovações ao estilo, ocorridas no Brasil, foi o uso das naves poligonais em substituição às igrejas com nave central e duas naves laterais.

( X ) CERTO

(     ) ERRADO

5) A arte Barroca no Brasil alcançou seu desenvolvimento apenas nas regiões ligadas à produção açucareira e à atividade mineradora, como no litoral do Nordeste e em Minas Gerais. O estilo não floresceu em outras regiões do país.

(     ) CERTO

( X ) ERRADO

6) Aleijadinho foi um dos principais artistas do Barroco brasileiro, e uma de suas grandes contribuições é o conjunto escultórico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais.

( X ) CERTO

(     ) ERRADO

7) Mestre Athaíde, considerado um dos maiores pintores do barroco mineiro, realizou várias obras, especialmente a decoração das igrejas com a pintura de forros e de tetos.

( X ) CERTO

(     ) ERRADO

8) A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como:

A) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento.

*B) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais.

C) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras de arte sacra europeias.

D) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.

9) Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela:

A) liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.

B) credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.

C) simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.

*D) personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.

E) singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.

10) O estilo barroco estava fortemente associado à igreja católica e, portanto, no Brasil, é difícil encontrar o estilo Barroco arquitetônico em prédios de usos não religiosos.

(    ) CERTO

( X ) ERRADO

Explicação:

5 - Embora a arte barroca tenha alcançado, no Brasil, um

maior desenvolvimento nas regiões ligadas à

produção açucareira e à atividade mineradora, como

no litoral do Nordeste e em Minas Gerais, ela

também floresceu em outras regiões, como São

Paulo.

8 - As artes plásticas do barroco, no Brasil, só desenvolveram grande impulso, no século XVIII, também conhecido como “século do ouro”. Nesse período, as igrejas seguiam as influências barrocas em sua construção, junto aos preceitos da Contrarreforma, com o intuito de reforçar o sentimento religioso, o que confirma a letra B. As letras A, C e E estão erradas porque, nas artes plásticas, as obras seguiam as demandas de corporações eclesiásticas e voltava-se também à exigência de um público aristocrático.

9 - As esculturas barrocas no Brasil têm forte influência do rococó europeu. As obras sacras de Aleijadinho distinguem-se das demais por apresentar características particulares das esculturas inspiradas nas pessoas do povo.

10 - O Barroco brasileiro é claramente associado à religião católica. Por todo país, são inúmeras as igrejas

construídas segundo os princípios desse estilo. Mas há também muitos edifícios civis – como cadeias,

câmaras municipais, moradias de pessoas ilustres – e chafarizes que apresentam nítidas características

barrocas.

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