1. No Brasil existe apenas uma cultura, um modo de se viver e de se organizar a
sociedade? Desenvolva sua resposta.
2. Reflita sobre a afirmação de Ailton Krenak, liderança e escritor indígena: “Desde criança
a gente aprende a ser social, então não existe uma identidade focado no individuo, ela é
sempre reflexiva, ela reflete onde nossos antepassados viveram, de onde os nossos
antepassados herdaram a visão de mundo deles". Qual conceito das Ciências Sociais que
estudamos no 7º ano se aproxima dessa afirmação de Ailton Krenak?
I
3. Como a midia - a televisão, a internet etc. - influencia a nossa cultura e a nossa
identidade?
SO
ESCOLA
4. As culturas e as identidades se modificam na história? Pense em um exemplo do video
que justifique sua resposta.
ESCOLA
O
Soluções para a tarefa
Resposta:
A cultura brasileira é diversificada.
2-Nele, Krenak fala sobre a luta pelo reconhecimento de terras indígenas em Minas Gerais, a política dos "brancos" para o Brasil, e ataques aos direitos dos índios. Foi assessor especial do Governo de Minas Gerais para assuntos indígenas de 2003 a 2010.
3-A mídia assumiu o papel de mediadora do conhecimento, já que está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas, desempenhando uma grande influência na sociedade, transmitindo comportamentos, moda e atitudes. ... Pela imagem, a mídia traz à tona valores a serem incorporados e posturas a serem adotadas.
4-Resposta pessoal
Explicação:
1-A cultura brasileira é diversificada, o que não exclui a evidente desigualdade social, que é uma característica marcante de nosso país e é atestada pela evidente hegemonia de uma classe social nos processos de divisão social do trabalho e de divisão da renda, além de fatores como o acesso à saúde, educação, saneamento e segurança.
Apesar de vasta e ampla, a cultura brasileira torna-se símbolo de status para as elites, que selecionam arbitrariamente aquilo que deve ou não ser consumido, relegando o que não foi selecionado para o limbo da produção cultural. Ademais, a nossa rica cultura popular faz contraste ao nosso povo, desprovido, muitas vezes, de insumos básicos para a sobrevivência..
2-Nele, Krenak fala sobre a luta pelo reconhecimento de terras indígenas em Minas Gerais, a política dos "brancos" para o Brasil, e ataques aos direitos dos índios. Foi assessor especial do Governo de Minas Gerais para assuntos indígenas de 2003 a 2010.
Seu histórico de luta pelos povos indígenas inclui a participação na fundação de entidades como a União das Nações Indígenas, que existiu nos anos 1980, a Aliança dos Povos da Floresta (que, além de índios, incluía grupos extrativistas, como seringueiros) e a criação do Núcleo de Cultura Indígena, na Serra do Cipó.
3-A mídia assumiu o papel de mediadora do conhecimento, já que está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas, desempenhando uma grande influência na sociedade, transmitindo comportamentos, moda e atitudes. ... Pela imagem, a mídia traz à tona valores a serem incorporados e posturas a serem adotadas.As redes sociais permitem uma maior interatividade entre povos distintos, encurtam a distância entre pessoas, facilitando o intercâmbio cultural. As empresas também se beneficiam com o uso das mídias sociais, pois trata-se de um canal de comunicação imprescindível para manter um relacionamento com o cliente.
4-Resposta pessoal sua.