1)
"Nesse contexto, o professor deve se colocar como agente e sujeito do processo educativo através da prática reflexiva para um processo de formação profissional mais efetivo e contextualizada. É no trabalho de reflexão individual e coletivo que os docentes encontrarão os meios necessários ao desenvolvimento profissional." (ALVES & OLIVEIRA, 2016, p. 187)
No texto acima, as autoras defendem uma formação consciente para que o professor seja um profissional capaz de enfrentar os desafios do seu dia a dia. Neste sentido, analise as afirmativas abaixo sobre o papel da reflexão na formação do professor:
I. A formação reflexiva do educador consiste no respeito pelo educando, pelo conhecimento que este traz e pela aquisição de outros conhecimentos que vão sendo construídos ao longo de sua vida escolar e extraescolar.
II. A reflexão da prática pedagógica é um exercício de aprendizagem, de encontros e reencontros, de revisão, de repensar a prática de maneira criativa, inovadora e transformadora.
III. A importância do professor reflexivo está na possibilidade de voltar-se sobre sua prática e sobre sua ação de forma superficial a fim de ratificar o seu fazer docente.
IV. O exercício da reflexão crítica do professor sobre sua prática possibilita a este um novo olhar para futuras práticas.
V. A reflexão da própria prática por meio da experiência e dos fundamentos da formação docente ocorre através do esvaziamento de teoria e criticidade por parte do professor.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Apenas I, II e IV estão corretas.
Alternativa assinalada
b)
Apenas I, II e V estão corretas.
c)
Apenas I, III e IV estão corretas.
d)
Apenas I e II estão corretas.
e)
Apenas I e IV estão corretas.
2)
"Ora, um professor de profissão [...] é um ator no sentido forte do termo, isto é, um sujeito que assume sua prática a partir dos significados que ele mesmo lhe dá, um sujeito que possui conhecimentos e um saber-fazer provenientes de sua própria atividade e a partir dos quais ele a estrutura e a orienta" (TARDIF, 2014, p.230).
Tardif (2014) destaca os conhecimentos e o saber-fazer como fatores que distinguem um professor profissional. Sobre estes conhecimentos e este saber-fazer podemos afirmar que:
I. O saber está ao lado da teoria e a prática é desprovida de saber.
II. Os diferentes saberes que permeiam o trabalho docente podem ser produzidos pelos próprios professores.
III. O trabalho dos professores é simples e influenciado por suas próprias decisões.
IV. Os professores são sujeitos do conhecimento e possuem saberes específicos ao seu oficio.
V. Os saberes dos professores se baseiam em boa parte em sua experiência na profissão.
Somente estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I, II e V.
b)
II, III e IV.
c)
II, IV e V.
Alternativa assinalada
d)
III, IV e V.
e)
I, II e V.
3)
A formação continuada do professor deve ajudá-lo a conquistar sua autonomia profissional através da interlocução teoria e prática, sabendo-se que autonomia não significa isolamento e nem individualismo. Paulo Freire contribuiu com essa discussão em seu livro Pedagogia da Autonomia (1996).
Baseando-se nas ideias de Freire (1996) quais atitudes ou premissas levam o professor a se tornar autônomo em sua prática educativa?
I. É necessário que o professor tenha consciência de que é um ser inacabado.
II. O processo de análise do cotidiano deve focar apenas a realidade escolar.
III. A formação continuada deve alicerçar-se numa reflexão sobre as teorias aprendidas na formação inicial para manutenção das desigualdades escolares.
IV. É fundamental respeitar o conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito social e histórico.
V. Não basta refletir sobre a prática docente, é preciso refletir criticamente e de modo permanente.
Assinale a alternativa que contém apenas respostas corretas:
Alternativas:
a)
I, IV e V.
Alternativa assinalada
b)
I, III e V.
c)
I, II e V.
d)
II, III e V.
e)
II, III e IV.
4)
O conceito de interdisciplinaridade passou a fazer parte do cenário educacional do Brasil, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 5692/71 e mais fortemente com a nova LDB nº 9394/96 e a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, influenciando o trabalho das escolas e dos professores para compreender o processo de ensino e aprendizagem como um processo sistêmico.
Sobre a proposta de interdisciplinaridade contida nestas legislações, analise as afirmativas abaixo:
I. O sucesso de um trabalho interdisciplinar está contido apenas no processo de integração das disciplinas.
II. A interdisciplinaridade necessariamente precisa estar ligada a um projeto.
III. A interdisciplinaridade se manifesta no conhecimento ou áreas do saber, tendo, portanto, uma razão epistemológica.
IV. Na própria dimensão epistemológica da interdisciplinaridade está posta a sua dimensão antropológica – o sujeito.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e III.
b)
I e IV.
c)
II e III.
d)
I e II.
e)
III e IV.
Alternativa assinalada
4 A C A E
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)
O professor precisa estabelecer uma relação _______________ com seus alunos, para poder atingir os objetivos _______________. Assim, estará valorizando _______________ e promovendo a participação _______________ dos alunos.
Alternativas:
dialógica, propostos, saberes, efetiva.CORRETO
2)
Sobre a formação do professor, escolha a alternativa correta:
Alternativas:
As informações conseguidas com as pesquisas só poderão estar fundamentadas se realmente contribuírem com a aprendizagem do aluno.CORRETO
3)
Sobre a ‘reinvenção da escola’, de acordo com Candau, podemos afirmar que:
Alternativas:
A escola deve ser expressãoda cidadania e afirmação das dimensões éticas e políticas, já que é um espaço de construção, diálogo e descoberta.CORRETO
4) cibercultura, interconexão, expansão, sociabilidade, conhecimentoCORRETO
5) Processos inconscientes.CORRETO
6)Integração, individual, socialização.CORRETO
7) As afirmações II e III são corretas.CORRETO
8) V, V, F, V, FCORRETO
9) 2, 1, 1, 3, 2CORRETO
10)aprendizagem, emissor, receptor, interação, alternânciaCORRETO
1. Em relação ao papel do professor como agente no processos educacional, pode-se afirmar que esta alternativa está correta: I, II e IV. Assim, o item A está correto.
A alternativa I está correta, visto que o docente deve considerar não apenas os conhecimentos escolares do educando, mas também sua experiência extraescolar.
A assertiva II está correta já que o professor que e agente sempre está em movimento. Ele trabalha a partir de encontros e reencontros, de revisão, de repensar a prática de maneira criativa, inovadora e transformadora.
O item III está inadequado, pois indica que o docente que reflete sobre a sua prática não fará isso de forma superficial. Além disso, sua reflexão não serve apenas para ratificar suas ações, mas pode servir para retificá-las.
O número IV está correto, pois a reflexão crítica do professor sobre sua prática é capaz de fazê-lo atuar com um novo olhar.
O item V está incorreto, já que o professor, em sua reflexão sobre a prática, não irá esvaziar-se da teoria nem deixar de lado a sua criticidade. Na verdade, essas características são a base da reflexão.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/47959532
2. Sobre os conceitos propiostos por Tardif (2014) , consideram-se como correto os itens II, IV e V. Logo, a letra C é a resposta certa.
O item I está errado, pois a prática é provida de saber. Na verdade, os conhecimentos devem ser a base da prática pedagógica.
O número II está correto, já que os próprios professores podem produzir saberes que serão utilizados nas práticas de outros docentes. Na realidade, a maioria dos estudos se embasa em conhecimentos produzidos na academia, que tem por base o estudo de professores.
O item III é inadequado, já que o trabalho docente é complexo. Além disso, deve ser baseado nos saberes acadêmicos e de discussões baseadas na experiência coletiva.
O item IV está correto, já que os professores, como outros profissionais, são sujeitos do conhecimento e possuem saberes específicos ao seu oficio.
Está correta a assertiva V. Os saberes docentes se baseiam em boa parte em sua experiência coletiva, oriunda de discussões profissionais.
Saiba mais sobre assuntos pedagógicos neste link: https://brainly.com.br/tarefa/28899333
3. Em relação ao que diz Freire (1996) sobre a autonomia do professor, estas alternativas são corretas: I, IV e V. Assim, a letra A é a opção correta.
O número I está certo, pois é essencial que ele saiba que é um ser inacabado. Ele deve ter em mente que os saberes são construídos a cada dia e não terminam na formatura da faculdade.
O número II está errado, já que a análise do cotidiano escolar deve focar considerar também a realidade extraescolar.
O item III está incorreta, pois a formação continuada não deve alicerçar-se apenas nos conhecimentos adquiridos na formação inicial, mas envolve saberes atuais.
A assertiva IV está certa, já que se deve respeitar os saberes trazidos pelos estudantes.
A alternativa V está certa, pois é necessária uma reflexão crítica e permanente sobre a prática pedagógica.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/22192796
4. Em relação à interdisciplinaridade, estas são as respostas corretas: III e IV.
O que ocasiona um sucesso de um trabalho interdisciplinar não é só a integração das disciplinas, mas inclui o envolvimento de todos os envolvidos. Assim, o item I está errado.
O item II está incorreto, já que a interdisciplinaridade deve ser relacionada a um projeto e não ser usada de maneira solta.
Os números III e IV estão corretos, já que a interdisciplinaridade é epistemológica, já que se manifesta no conhecimento e está relacionada a natureza antropológica, que está relacionada ao sujeito.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/23576376
Bons estudos!