1) Nenhum filósofo deu mais atenção à questão do trabalho do que Karl Marx. Ao longo de sua obra, o trabalho recebe diversos significados, devido aos múltiplos pontos de vista, a partir dos quais ele reflete sobre tal objeto. Na obra O Capital, sua análise econômica mais madura, o trabalho é detalhadamente analisado, razão pela qual o sentido de cada uma das definições só encontra inteligibilidade em função dos atributos que o circundam. Seja como for, o aspecto constitutivo do trabalho na sociedade capitalista, o qual dá sentido ao esforço de Marx, e que já está presente em suas obras de juventude, pode ser sintetizado sob a rubrica de trabalho:
Soluções para a tarefa
Resposta:
d) alienado.
Explicação:
Nas sociedades capitalistas, o homem não vê o resultado de seu trabalho, sendo reduzido a uma coisa – descartável e facilmente substituído. O que antes era uma forma de liberdade, agora se torna submissão. A alienação do trabalho humano faz com que ele seja enfadonho e massante – uma atividade que causa mais angústia e tristeza do que realização pessoal. Nesse sistema, o trabalho é visto como castigo, e o trabalhador vive esperando os finais de semana, feriados ou uma folga para poder ter um momento de alegria e lazer.
Na visão de Marx, a ideologia é um conceito de apropriação do capitalismo. Portanto, aliena o homem.
Para Marx, a ideologia consiste em conceitos cunhados pela burguesia, a fim de manipular e alienar a massa.
Segundo o pensador, a ideologia é, necessariamente, negativa e coisifica o homem, pois o transforma em mero objeto impulsionador do capitalismo, fazendo dessa ideia nefasta hegemônica no mundo.
Segundo Marx, a ideologia emerge das academias e perpassa as instituições, criando uma ideia mascarada do jogo político capitalista, ou seja, ela é pensada para implantar o ideal burguês e liberal na sociedade, passando uma noção falsa de igualdade e liberdade aos indivíduos.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/19374867