1. Na tira acima, há uma quebra de expectativa no último quadrinho, quando Armandinho reinterpreta uma informação apresentada por
seu amigo no primeiro quadrinho. Explique o que é possível inferir a
partir desse diálogo a respeito das relações interpessoais na
sociedade atual.
2. Considerando o que pôde ser inferido da fala de Armandinho, você
concorda com a percepção dessa personagem acerca do mundo em
que vivemos? Você já viveu alguma situação que comprove a opinião
de Armandinho?
3. Reflita: Que motivos podem levar uma pessoa a se desinteressar
pela escuta atenta do outro?
4. Que implicações a convivência em uma sociedade pautada pela ausência de empatia traz as relações interpessoais?
Soluções para a tarefa
1 - A quebra de expectativa está na diferenciação entre a capacidade física de escutar e a capacidade de colocar-se à disposição de ouvir outras pessoas.
Armandinho infere que na sociedade atual as relações interpessoais contemplam cada vez menos a abertura à audição das experiências de outras pessoas.
2 - É necessário descrever uma situação na qual a forma de empatia que consiste na disposição para ouvir outra pessoa tenha feito a diferença, ou pudesse ter colaborado para fazer a diferença.
É possível, por exemplo, citar uma ocasião em que uma pessoa gostaria de ter compartilhado seus problemas em busca de aconselhamento, mas não conseguiu.
3 - Entre os motivos que levam pessoas a se desinteressar pela escuta atenta do outro, podem ser citados a falta de valorização da empatia, a individualidade e o egoísmo, por exemplo.
4 - A ausência da empatia implica em uma sociedade onde os indivíduos tendem a não participar ativamente das vidas uns dos outros. Isso leva os indivíduos a deixarem de compartilhar sensações honestas, priorizando, em detrimento disso, o compartilhamento de pensamentos e impressões superficiais e supérfluas.
O que é a empatia? E por quê a empatia é importante?
A empatia é definida como a habilidade de compreender os pensamentos, gestos, sentimentos e emoções que outras pessoas demonstram, e é ao mesmo tempo uma maneira de compartilhar essas sensações. Um exemplo de empatia é ser capaz de sentir a mesma sensação de felicidade por um amigo que acabou de ter um acontecimento muito bom na vida dele.
A capacidade de praticar e exercitar a empatia é muito importante porque é uma maneira de permitir a compreensão dos sentimentos das outras pessoas para que seja possível responder às mais variadas situações de maneira apropriada e educada.
A habilidade humana da empatia está associada a praticamente todos os comportamentos dos indivíduos em relação à situações de sociabilidade, e pesquisas apontam que a demonstração de empatia proporciona ambiente mais prósperos no sentido da colaboratividade.
Saiba mais sobre a empatia em https://brainly.com.br/tarefa/34073739
#SPJ1