1) Na sociedade das colônias Hispânicas, defina o que eram:
A) Chapetones:
B) Criollos
C) Mestiços
D) Indígenas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Os chapetones eram moradores das colônias hispânicas nascidos na Espanha. Por isso, ocupavam as mais privilegiadas posições na sociedade colonial hispânica (topo da pirâmide). Em geral, representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola em terras americanas e eram os responsáveis e titulares dos mais importantes cargos da Administração Pública.
B) Os criollos eram a elite colonial, descendentes diretos dos espanhóis, porém haviam nascido nas colônias. Assim, mesmo tendo uma condição econômica abastada, tinham a atuação política restringida, não participando das grandes instituições administrativas e ficando restritos às câmaras locais (cabildos).
C) Os mestiços compunham o grau intermediário da hierarquia. Eram frutos do envolvimento entre o europeu e o indígena e viviam à margem da sociedade colonial, ainda que com um certo e bem limitado privilégio. Sobreviviam de expedientes variados nos espaços urbanos e rurais hispânicos.
D) Os indígenas eram a maioria absoluta da população colonial e eram explorados pelos espanhóis, constituindo a base da pirâmide social. Em geral, eram submetidos a uma condição de vida miserável, responsável por garantir a dominação dos colonizadores sobre os mesmos, em um regime de aculturação e servidão.
Espero ter ajudado e bons estudos!! :)