1) Na Sibéria (Rússia) situa-se o local habitado mais frio do mundo, a aldeia de Oymyakon. Um dia, no início da manhã, ela estava com a temperatura agradável de 1°C. No meio da manhã essa temperatura subiu 4 °C. Perto do meio-dia subiu 2°C, no meio da tarde caiu 10°C, no início da noite caiu 12 °C e meia noite desceu 9°C. Nesse último momento, qual a temperatura que registrava o termômetro? *
Soluções para a tarefa
Explicação:
A temperatura registrada no termômetro era -24ºC.
Na matemática, utilizamos a operação de adição para somar duas parcelas, formando um único número maior. Nas expressões algébricas, a operação de adição é representada pelo sinal "+", que é conhecido como "positivo" quando utilizado antes de um número.
Já a subtração é uma operação que permite calcular a diferença entre dois números. Por isso, o resultado é sempre um número menor que o valor original.
Com isso em mente, devemos aplicar a adição e a subtração para calcular a temperatura final registrada pelo termômetro nessa cidade. Para isso, devemos somar quando a temperatura subiu e subtrair quando ela abaixou. Portanto:
T=1\º+4\º+2\º-10\º-12\º-9T=-24\ºC
T=1\º+4\º+2\º−10\º−12\º−9\º
T=−24\ºC
Resposta:
Registrava -24º
Explicação:
1º início da manhã
1º + 4º= 5º meio da manhã
+5º+2º= 7º meio-dia
+7º-10º = -3º meio da tarde
-3º -12º = -15º início da noite
-15º -9º = -24º meia-noite