Português, perguntado por flavinff429, 4 meses atrás

1. Na peça de Dias Gomes, o personagem Odorico Paraguaçu é um político demagogo, aquele que pretensamente está comprometido com os interesses populares. De que forma se revela, nesse trecho, seu oportunismo?
2. O personagem Odorico transforma uma conversa em discurso político.
a) Que recursos de encenação, indicados no texto teatral, marcam essa transformação?
b) Na segunda e na terceira falas, qual estratégia Odorico emprega para conquistar
a simpatia do eleitor?
c) Na terceira e na quarta falas, qual é o propósito do emprego dos pronomes pos-
sessivos em "minha gente" e "nossos mortos"?
d) Explique como, na quinta fala de Odorico, a referência ao defunto corresponde
a uma estratégia persuasiva.
3. Odorico faz oposição ao prefeito em exercício. De que maneira conduz o discurso
para chegar a ele?​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por MPia22
16

1 - Odorico é um personagem oportunista, e esse oportunismo é possível perceber no momento em que ele se apropria de uma situação complicada envolvendo um pescador de sua região que acabara de falecer, e cujo corpo deveria ser transportado por não haver cemitério na cidade.

Para se autopromover perante os cidadãos que ali se encontravam, Odorico se apresenta como o único que poderia solucionar o problema.

2 / A - No momento em que percebe a atenção de todos os presentes no local voltados para si, Odorico assume “um tom de discurso”, ganhando maior visibilidade entre os presentes.

B - Odorico utiliza como estratégia para conquistar a simpatia do povo, a paixão e o orgulho que o povo sente por sua terra, criando uma ligação de senso comum entre todos, incluindo a si mesmo nesse discurso.

É possível perceber essa ligação quando ele diz:

“[...] uma humilhação para todos nós, que aqui nascemos e que aqui não podemos ser enterrados.”

C - Os pronomesminha gente” e “nossos mortos” utilizados por Odorico em seu discurso realizam uma conexão entre o coronel e as pessoas que ali estão presentes, criando uma identidade que o faz pertencer ao povo, demonstrando por eles interesse genuíno.

D - Odorico se apossa da triste condição do morto, ser enterrado em outra cidade que não aquela que viveu, como uma maneira de destacar as injustiças que são cometidas contra o povo da região, visando a comoção de seus ouvintes.

3 - Odorico, durante seu discurso, provoca as pessoas ali presentes a criticarem o prefeito em exercício, pegando suas críticas para dar maior ênfase ao seu próprio discurso.

O Bem-Amado

O Bem-Amado” é uma peça teatral escrita pelo dramaturgo Dias Gomes que traz em sua história duras críticas aos políticos brasileiros, retratando-os em seu personagem Odorico, um homem oportunista que não mede esforços para alcançar o que deseja e cuja única promessa de campanha era inaugurar um cemitério na pequena cidade de Sucupira.

Conheça mais sobre as obras de Dias Gomes aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22770793

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes