1) Na obra Origem das Espécies, Darwin defendia que organismos vivos evoluem através de um processo que chamou de “seleção natural”. O que Darwin não conseguiu explicar sobre a seleção natural nessa sua obra? *
1 ponto
a) Darwin não mencionou em sua obra a existência das variações e sua importância para o processo evolutivo, porém, conseguiu explicar como as variações surgiram e como eram transmitidas aos descendentes.
b) Darwin mencionou em sua obra a existência das variações e sua importância para o processo evolutivo, porém, não conseguiu explicar como as variações surgiram e como eram transmitidas aos descendentes.
c) Darwin não conseguiu explicar a origem das conchas fossilizadas utilizadas por Lamarck, para a construção de sua teoria.
d) Darwin explicou a Mutação Genética e como as características adquiridas eram transmitidas entre as gerações.
2) As bactérias mais resistentes, onde sua existência é explicada através da teoria da seleção natural das espécies de Charles Darwin, mostra que quando são expostas aos antibióticos podem sobreviver e posteriormente se reproduzir. Como o Neodarwinismo explica a resistência de bactérias a antibióticos? *
1 ponto

a) A herança dos caracteres adquiridos propostos por Lamarck mostram que as bactérias se adaptaram aos antibióticos.
b) Uma bactéria era sensível a um antibiótico e passou a ser resistente porque sofreu alguma mutação que a tornou resistente.
c) Através dos processos orgânicos naturais, bactérias como a KPC, criaram uma resistência frente a todos os tipos de penicilina existentes.
d) A Mutação Fisiológica é a principal estratégia utilizada por um antibiótico frente a ação bacteriana.
Soluções para a tarefa
Resposta: 1-b
2-b
Explicação:
A alternativa que melhor responde a questão 1) é a letra b) e a que melhor responde a questão 2) é a letra b).
Lamarck e Darwin foram naturalistas responsáveis por estabelecer as teorias da evolução das espécies e consequente variabilidade destas no meio natural, mas partindo de mecanismos distintos.
Lamarck afirmava que alterações biológicas causadas pelo uso excessivo ou pela falta de uso seriam passadas aos seus descendentes (ou seja, se um ser deixasse de usar um órgão por falta de necessidade, após várias gerações ele desapareceria).
Darwin afirmava que em um meio natural existem indivíduos com certas características que favorecem ou desfavorecem a sua reprodução, mas não foi capaz de explicar a origem dessas características.