1) Na década de 2000, a gerência de controle de risco à saúde, dentro do programa nacional de controle de infecção hospitalar, traça metas para o controle de infecção e diagnóstico de infecções hospitalares no Brasil. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I. Apesar das inúmeras portarias já publicadas, ainda é reduzido o número de hospitais que possuem uma comissão ou serviço de controle de infecção funcionando de maneira efetiva. II. Atualmente, após a portaria 196, a situação ainda é precária, havendo uma concentração de bom serviço de controle de infecção hospitalar nos hospitais de grande porte e uma deficiência nos hospitais de periferia e do interior do Estado. III. As doenc¸as infecciosas decorrem da agressa~o, direta ou indireta, de um pato´geno prima´rio, proveniente do meio externo. IV. As complicac¸o~es infecciosas resultam de um desequili´brio entre os mecanismos antiinfecciosos do hospedeiro e os pato´genos oportunistas que habitam o seu corpo, desde o seu nascimento ate´´ a sua morte. Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta. Selecione uma alternativa: a) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. B) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Podemos considerar diante do serviço de controle de infecção hospitalar que as asserções I, II, III e IV apresentam proposições verdadeiras.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa E.
Caracterizando o serviço de controle de infecção hospitalar
Podemos considerar que o serviço de controle de infeção hospitalar é essencial para qualquer serviço, seja ele de grande porte ou pequeno, porém esta não é a realidade existente na maioria dos hospitais, os quais acabam não apresentando uma comissão para este serviço.
Logo, o serviço de controle de infecção hospitalar é caracterizado por desenvolver ações para prevenir e/ou reduzir a incidência, bem como a gravidade de todas as infecções hospitalares.
Sabemos que os hospitais desenvolvem ações e protocolos para estas prevenções, o que torna muito mais segura a permanência daquele paciente internado, evitando assim a infecção hospitalar.
Entenda mais sobre infecção nosocomial aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/54149307
#SPJ4