1) Na canção, há uma brincadeira com alguns provérbios conhecidos. Pesquise a forma correta dos provérbios que aparecem na letra da música e depois explique qual mensagem eles passam em sua forma usual. 2) Agora explique qual é o efeito de sentido causado na canção ao alterar os provérbios. De que forma a letra da música serve como um questionamento a alguns valores ideais do saber popular ? 3) Vamos conhecer outros provérbios ? Pesquise em sites de busca, ou perguntando para as pessoas mais velhas, outros provérbios de nossa língua. Faça uma interpretação da mensagem que cada um deles pretende passar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação
2- ao mudar os provérbios está questionando a validade de alguns valores da nossa sociedade. A mudança no sentido dos provérbios tem a intenção de constatar a ideia de que devemos aceitar as coisas como são de forma passiva achando que o melhor vai acontecer.
3- A voz do povo é a voz de Deus significa que a voz do povo tem força, carrega a verdade ,tal como a voz de Deus. Cavalo dado não se olha os dentes significa que não devemos criticar um presente, mesmo que não seja do nosso agrado
1) A mensagem que os provérbios passam em sua forma usual são:
"Se conselho fosse bom, não era dado, mas vendido."
aconselhar não é a melhor formar de resolver um problema ou obter sucesso
"Dorme que a dor passa."
uma boa noite de sono ajuda a aliviar e a esquecer os problemas
"Quem espera sempre alcança."
é preciso ser paciente e persistente para alcançar os objetivos
2) A letra da música serve como um questionamento a alguns valores ideais do saber popular ao mudar o sentido dos provérbios e colocar em dúvida se a sabedoria popular está realmente de acordo com a realidade.
3) Resposta pessoal.
O ditado, usado em tom de ameaça, é usado quando uma pessoa quer alertar a outra sobre a consequência ruim de uma ação
Mas por que tanto desespero com o exame? Apressado come cru.”
coisas feitas às pressas saem erradas. Ou seja, quem tem pressa come cru.
“Árvore que nasce torta vai morrer torta”
esse dito faz referência à pessoa que tem maus costumes e não os deixa ao longo da vida, uma vez que eles estão muito enraizados.