1) (Mackenzie-SP) Uma vez no citoplasma, a glicose participará do processo de respiração celular, resultando, no final, gás carbônico, água e liberação de energia sob a forma de ATP. Essa transformação ocorre primeiramente no citoplasma e posteriormente no interior de uma organela citoplasmática. O nome da organela e a sequência completa dos acontecimentos, incluindo o que ocorre no citoplasma, correspondem à: * 1 ponto ribossomo, ciclo de Krebs, cadeia respiratória, glicólise. complexo de Golgi, cadeia respiratória, ciclo de Krebs, glicólise. mitocôndria, glicólise, ciclo de Krebs, cadeia respiratória. lisossomo, glicólise, cadeia respiratória, ciclo de Krebs. ribossomo, glicólise, fermentação, ciclo de Krebs.
Soluções para a tarefa
Resposta:
mitocôndria, glicólise, ciclo de Krebs, cadeia respiratória
Explicação:
O processo completo de respiração celular ocorre parte no citoplasma (hialoplasma) e parte na mitocôndria, onde ocorre as duas etapas do processo que comporta três etapas. Portanto podemos afirmar com certeza que é a organela é a mitocôndria. O processo de respiração celular possui três etapas, a primeira é a glicólise, onde ocorre a quebra da molécula de glicose em duas partes, ambas contendo 3 átomos de carbono, chamadas de piruvato e como consequência cada parte libera 2 moléculas de ATP , logo temos um saldo de 4 moléculas de ATP, além de outros compostos.
A segunda etapa do processo é o Ciclo do Ácido Cítrico ou Ciclo de Krebs, que o corre na matriz mitocôndria utilizando o acido pirúvico produzido na glicólise que reagem com uma substância chamada coenzima A, formando o Actil-CoA, que passará por nove reações química sequências, com a formação de um GTP, que equivale a um ATP, ao fim do processo temos um saldo de 2 moléculas de GTP, visto que na glicólise foram produzidos 2 ácidos pirúvicos, além de outras reações. A última etapa e a etapa de maior saldo de ATP é a cadeia transportadora de elétrons ou cadeia respiratória, ela ocorre na membrana interna da mitocôndria, resumidamente nessa etapa é produzido ATP e H2O, o processo é auxiliado por proteínas chamadas citocromos e a proteína sintase de [ ATP, e por fim temos um saldo aproximado de 26 moléculas de ATP.
Ao fim das três etapas temos aproximadamente 30 moléculas de ATP.
OBS: Na cadeia respiratória são formadas cerca de 26 a 28 moléculas de ATP, logo o total varia de 30 a 32 moléculas de saldo positivo de ATP, visto que utiliza-se 2 moléculas de ATP na glicólise.
OBS: Há muito mais o que dizer, mas o principal é isso.
Espero ter ajudado :)
A organela é a mitocôndria, e a sequencia correta de eventos que ocorrem são:
Glicólise: catabolismo da glicose, a sua quebra geram duas moléculas de ATP, 2 piruvatos e liberam alguns íons de H+, os piruvatos seguem para o ciclo de Krebs e os íons vão para a cadeia respiratório.
No ciclo de Krebs, os piruvatos irão formar Acetil-CoA, essa molécula irá passar por algumas reações, cada pirutavo gera 2 ATP e liberam alguns íons de H+.
Na cadeia respiratória ocorreu a fosforilação pela acidificação da membrana interna da mitocôndria, esse processo ativa a enzima ATP-sintase.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/1031845