Português, perguntado por leandromister2, 4 meses atrás

1.Leiam o trecho a seguir, extraído do Manual de Redação da Folha de S.Paulo. Uma fonte, pessoal ou documental, fornece ao jornal informações sobre determinado assunto. Conversas e pesquisas são ferramentas para a concepçao de uma pauta, para a obtenção de um furo e para a confirmação e aprofundamento de uma noticia. O jornalista deve ir além do simples relato de um evento. [.] Embora a objetividade descritiva seja inalcançável, procedimentos de apuração e redação .... ampliam o distanciamento crítico do jornalista e tornam suas apurações tao exatas quanto possivel. FOLHA DE SPAULO. Manual de Redação as normas de escrita e conduta do principal jornal do país. 22. ec. Barueri: Publifolha, 2021. p. 122 © fonte: no jargao jornalístico, e qualquer portador de informação (latos, dados, esclarecimento especializado) ou de opinião consultado pelo jornalista para produzir uma matéria. Há muitos tipos de lonte. podendo ser pessoa ou documento (escrito e audiovisual), individual ou institucional, identificada ou sigilosa. A reportagem "Testes com animais são necessários? Assunto divide opiniões" foi escrita para o suplemento Folhinha, do jornal Folha de S.Paulo. Vocês consideram que a jorna- lista Lívia Marra cumpriu os procedimentos prescritos pelo manual de redação de seu jornal? Justifiquem.

2.o lide resume o cerne da polêmica sobre testes científicos com animais, contrapondo uma razão ética (ou bioetica) a uma razão pragmática. Explique.

A. A razão pragmática.

B. A razão ética.

C. A saída para o impasse gerado por essas razões.

Soluções para a tarefa

Respondido por adrieleolegario
11

1. A jornalista procurou cumprir os procedimentos prescritos, pois ouviu e reproduziu depoimentos de especialistas, pesquisadores e artistas.

2.a) Os testes em animais garantem que o uso dos produtos aprovados seja seguro para os seres humanos. essa razão justificaria a necessidade desses testes.

b) Os testes podem ser necessários, mas se realizados às custos dos animais. que sofrem tento pelo processo quarto pelos efeitos colaterais. Seria uma questão do justiça: o lucro e dos humanos, os prejuízos dos animais.

c) Segundo o texto a saída seria o desenvolvimento de outras formas o estratégias de testagem, como o uso de materiais artificiais e simulações em computador.

Respondido por alanasantosf
2

Após a análise da reportagem é possível afirmar que:

  • 1) Sim, a jornalista e a matéria seguem as normas do Manual de Redação da Folha de S. Paulo por aprofundar a temática, e apresentar linguagem adequada;
  • 2 - A)  Razão pragmática: está relacionada com a prevenção de riscos para os humanos por meio de testes com animais;
  • B) Razão ética: O sofrimento causado aos animais que ficam reféns da grande indústria;
  • C) Saída para o impasse: a substituição de testes feitos em animais por outro mecanismo, mas sem que ocorra sofrimento.

Compreendendo a reportagem

O trecho presente no enunciado representa uma reportagem que pertence ao gênero textual do tipo jornalistico, em que é possível observar como objetivo principal levar informação ao público.

Na presente reportagem é possível observar questões levantadas sobre a prática de testes feitos em animais que apresentam importantes dilemas, como o benefício aos humanos, ao mesmo tempo, em que se causa dor animal.

E para isso a autora se utilizou de argumentos de outras fontes, como uma forma de comprová-los, a utilização de linguagem culta e presença de diferentes pontos de vista.

Veja mais sobre a reportagem em: https://brainly.com.br/tarefa/53987633

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes