Português, perguntado por ViniciusJR7, 5 meses atrás

1. Leia um poema de Carlos Drummond de Andrade e responda à questão.
Aula de português
A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.
O português são dois; o outro, mistério.
Carlos Drummond de Andrade. In Boitempo - Esquecer para lembrar.
O poema menciona que o português "são dois", porque o mesmo idioma pode ser empregado em diferentes situações. O poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em:
a) situações formais e informais.
b) diferentes regiões do país.
c) escolas literárias distintas.
d) textos técnicos e poéticos.
e) diferentes épocas.





2. Leia o texto que segue.
Olhar também precisa aprender a enxergar
Há uma historinha adorável, contada por Eduardo Galeano, escritor uruguaio, que diz que um pai, morador lá do interior do país, levou seu filho até a beira do mar. O menino nunca tinha visto aquela
massa de água infinita. Os dois pararam sobre um morro. O menino, segurando a mão do pai, disse a ele:
"Pai, me ajuda a olhar". Pode parecer uma espécie de fantasia, mas deve ser a exata verdade, representando a sensação de faltarem não só palavras mas também capacidade para entender o que é
que estava se passando ali.
Agora imagine o que se passa quando qualquer um de nós para diante de uma grande obra de arte visual: como olhar para aquilo e construir seu sentido na nossa percepção? Só com auxílio mesmo. Não
quer dizer que a gente não se emocione apenas por ser exposto a um clássico absoluto, um Picasso ou um Niemeyer ou um Caravaggio. Quer dizer apenas que a gente pode ver melhor se entender a lógica da criação.
Luís Augusto Fischer. Folha de S. Paulo, 19/8/2003.
Relacionando a história contada pelo escritor uruguaio com "o que se passa quando qualquer um de nós
para diante de uma grande obra de arte", o autor do texto defende a ideia de que:
a) o belo natural e o belo artístico provocam distintas reações de nossa percepção.
b) a educação do olhar leva a uma percepção compreensiva das coisas belas.
c) o belo artístico é tanto mais intenso quanto mais espelhe o belo natural.
d) a lógica da criação artística é a mesma que rege o funcionamento da natureza.
e) a educação do olhar devolve ao adulto a espontaneidade da percepção das crianças.




3. Leia os versos transcritos de a Farsa de Inês Pereira, peça teatral que trata dos sonhos de Inês em casar-se com um rapaz bonito e cavalheiro.
Não queiras ser tão senhora:
casa, filha, e aproveite;
não percas a ocasião.
Queres casar por prazer
No tempo de agora, Inês? [...]
Sempre eu ouvi dizer:
"Ou seja sapo ou sapinho,
ou marido ou maridinho,
tenha o que houver posses.
Este é o certo caminho"
Gil Vicente. Farsa de Inês Pereira. São Paulo: Senac, 1996. p.82.

Leia as afirmações a respeito dos versos de Gil Vicente.
I. A mãe julga que a filha seja presunçosa e tenta convencê-la de que não é prudente buscar casamento
por prazer.
II. De acordo com a mãe de Inês, a situação econômica do pretendente é condição fundamental para
aceitar ou rejeitar pedidos de casamento.
III. A mãe se baseia em sua experiência de vida para orientar a filha a escolher um caminho de virtudes.
Está correto o que se afirma em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.



4. Leia os versos a seguir.
As nuvens
As nuvens são cabelos
crescendo como rios;
são os gestos brancos
da cantora muda;
são estátuas em voo
à beira de um mar; [...]
João Cabral de Melo Neto. Obra completa. Rio de Janeiro:
Nova Aguilar, 1994.
O coração é o colibri dourado
Das veigas puras do jardim do céu. [...]
Castro Alves. "O coração". In Espumas flutuantes. São Paulo: Ateliê, 1997, p. 169.
Nos versos de João Cabral e Castro Alves
verifica-se a presença de:
a) personificação.
b) comparação.
c) metáfora.
d) antítese.
e) catacrese.




5. Leia os versos do poema Inutilidades.
De que serve o pé se não anda?
E a boca da calça se não fala nunca?
Nem sempre o botão está na sua casa.
O dente de alho não morde coisa alguma.
José Paulo Paes. É isso ali. Rio de janeiro: Salamandra, 1984. Os versos transcritos chamam a atenção para certas expressões usadas no cotidiano e que constituem a figura de linguagem conhecida por:
a) catacrese.
b) paradoxo.
c) antítese.
d) metáfora.
e) prosopopeia.

Soluções para a tarefa

Respondido por Liziamarcia
25

✔️1-) O poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em:


▪️a) situações formais e informais.


➖ “O poema menciona que o português "são dois",

porque o mesmo idioma pode ser empregado em diferentes situações formais e não formais .

✔️2-) Relacionando a história contada :

•"o que se passa quando qualquer um de nós para diante de uma grande obra de arte"•

o autor do texto defende a ideia de que:



▪️B- A educação do olhar leva a uma percepção compreensiva das coisas belas.

quando educamos o nosso OLHAR aprendemos a distinguir o BELO

✔️3-) Leia os versos transcritos de a Farsa de Inês Pereira .

Leia as afirmações a respeito dos versos de Gil Vicente.


✔️I. A mãe julga que a filha seja presunçosa e tenta convencê-la de que não é prudente buscar casamento 
por prazer.


✔️II. De acordo com a mãe de Inês, a situação econômica do pretendente é condição fundamental para 
aceitar ou rejeitar pedidos de casamento.

Está correto o que se afirma em:



▪️d) I e II. 
 resposta correta

✔️4-) Nos versos de João Cabral e Castro Alves 
verifica-se a presença de:



▪️c) metáfora.

➖As nuvens são cabelos 

crescendo como rios....

são os gestos brancos 

da cantora muda;

são estátuas em voo 

à beira de um mar; [...]

(João Cabral de Melo Neto.)

➖O coração é o colibri dourado 

Das veigas puras do jardim do céu. [...]

(Castro Alves. "O coração".)


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