História, perguntado por mariaeduardaqueirozh, 7 meses atrás

1. Leia os excertos seguintes para responder aos itens.

"Decididamente era indispensável que a campanha de Canudos tivesse um objetivo superior à função estúpida e bem pouco gloriosa de destruir um povoado dos sertões. Havia um inimigo mais sério a combater, em guerra mais demorada e digna. Toda aquela campanha seria um crime inútil e bárbaro, se não se aproveitassem os caminhos abertos à artilharia para uma propaganda tenaz, contínua e persistente, visando trazer para o nosso tempo e incorporar à nossa existência aqueles rudes compatriotas retardatários".

"Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem o aplauso unânime das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e eficaz de sua política saneadora [...]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que no contexto rural [...] significavam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano”.

a) Que paralelos, dadas as devidas particularidades, permitem ao historiador Nicolau Sevcenko afirmar que Canudos e Contestado têm o mesmo significado da Revolta da Vacina?

b) No trecho de Os sertões, Euclides da Cunha afirma que o "inimigo mais sério" a ser combatido em Canudos não era o povoado, e sim sua posição retardatária. Comente essa afirmação, trazendo argumentos que levaram muitos contemporâneos do movimento de Canudos a classificá-lo como um obstáculo à consolidação da República.

Soluções para a tarefa

Respondido por jj6238458
1

Resposta:

a) “Tanto o episódio de Canudos quanto o da Revolta da Vacina, com suas evidentes afinidades, são dos mais exemplares para assinalar as condições que se impuseram com o advento do tempo republicano. Um tempo mais acelerado, em que a exigência de acertar os ponteiros brasileiros com o relógio global suscitou a hegemonia de discursos técnicos, confiantes em representar a vitória inelutável do progresso e por isso dispostos a fazer valer a modernização a ‘qualquer custo’.                                                                                                                          

b) , Euclides da Cunha afirma que o "inimigo mais sério" a ser combatido em Canudos não era o povoado, e sim sua posição retardatária. Comente essa afirmação, trazendo argumentos que levaram muitos contemporâneos do movimento de Canudos a classificá-lo como um obstáculo à consolidação da República.

Os sertões é uma obra de Euclides da Cunha, publicada em 1902. O autor, que era jornalista, foi enviado aos sertões da Bahia para cobrir a Guerra de Canudos que ocorria no final do século XIX. Assim, seu objetivo era descrever o local, as pessoas e os conflitos que estavam acontecendo.

Explicação:

Perguntas interessantes