Português, perguntado por demons78, 1 ano atrás

1)
Leia o trecho do texto a seguir:



"O estruturalismo teve grande impacto na linguística e na antropologia (Claude Lévi-Strauss), embora posteriormente se desenvolvesse em outras ciências. O estruturalismo rompeu o discurso da Modernidade em duas metades: a estrutura, um simulacro de uma função (Barthes), regula todas as aparências (o concreto, o particular, o histórico). Postula um ‘proveito’ do empírico e do histórico. Já que a estrutura regula a história, ela transcende a história. A estrutura assim imobiliza o tempo, esvazia a concepção heroica da Modernidade, da história como revivificação, renovação, renascimento e progresso. Como a crítica de Derrida demonstra, a estrutura, como é um campo fechado, não admite nenhum lugar secreto e nenhum limite extra. A ciência da linguagem separa o significado do signo e o reconstitui como efeito de jogo de estrutura. Desloca o assunto de que fala de sua posição no discurso como figura que confere a autoriza uma significação. Segundo Foucault, o estruturalismo preserva uma última ilusão: a de tentar apresentar o mundo para a consciência como se ele fosse feito para ser lido pelo homem. Pode ter percebido a morte do sujeito, mas não a morte do discurso do sujeito. A instabilidade dessa última ilusão é a tarefa da teoria do pós-estruturalismo em seus vários objetos. Enquanto o estruturalismo se tornou possível por noções de diferença e de linguagem como um contrato social, o pós-estruturalismo vai além dos limites percebidos do pensamento" (SAMUEL, 2011, p.170).

Considere todas as ponderações trazidas no excerto citado anteriormente e assinale a alternativa que apresenta a afirmação adequada:

Alternativas:

a)
Foucault e Derrida denunciam a construção da reflexão estruturalista e a forma como essa corrente teórica lida tanto com a linguagem e o pensamento quanto com a ideia de sujeito e de discurso.

b)
Strauss e Derrida denunciam a construção da reflexão estruturalista e a forma como essa corrente teórica lida tanto com a memória e o pensamento quanto com a ideia de sujeito e de discurso.

c)
Foucault e Strauss denunciam a construção da reflexão pós-estruturalista e a forma como essa corrente teórica lida tanto com a linguagem e o pensamento quanto com a ideia de sujeito e de discurso.

d)
Foucault e Barthes denunciam a construção da reflexão estruturalista e a forma como essa corrente teórica lida tanto com a linguagem e o pensamento quanto com a ideia de sujeito e de significante.

e)
Barthes e Derrida denunciam a construção da reflexão pós-estruturalista e a forma como essa corrente teórica lida tanto com a linguagem e o pensamento quanto com a ideia de sujeito e de discurso.

2)
Leia o trecho do texto a seguir:



"Do ponto de vista de Freud, a literatura é vista como o cumprimento do desejo ou da satisfação da fantasia de desejos negados pelo princípio da realidade ou proibidos por códigos morais. Essa inconsciente libidinal deseja achar a expressão simbólica na arte, como nos sonhos. Arte é sublimação, tradução de desejos instintuais sublimados em objetos elevados, e a meta de crítica psicanalítica é revelar o conteúdo oculto do texto, que está por baixo, que se esconde e determina o conteúdo manifesto. A imagem é condensação, uma fusão de desejos inconscientes, um deslocamento ao diferente, uma substituição do socialmente inaceitável para o socialmente aceitável, e é o recurso principal do simbolismo poético. O impacto de Freud na crítica e teoria de literatura foi grande. Ernest Jones usa a noção de Complexo de Édipo – o desejo do menino de possuir a mãe e suplantar o pai – como um modelo explicativo para Hamlet. Jacques Lacan desenvolve uma interpretação linguística de Freud, discutindo que ‘o inconsciente é estruturado como uma linguagem’. Além disso, a psicobiografia, um gênero que usa dados reais dos fatos da vida de um autor e os fatos fictícios dramatizados na sua obra, é um produto de teoria psicanalítica. Em resumo, a análise de simbolismo literário está fortemente influenciada pela teoria de Freud" (SAMUEL, 2011, p.86 e 87).



O autor trata da relação entre teoria literária e a teoria psicanalítica. Tendo isso em mente, considere se as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A psicanálise vê a produção artística como forma de expressão simbólica do conteúdo psíquico reprimido.

( ) A psicanálise é um recurso teórico para a análise do texto literário, mas só se aplica a poesia.

( ) O estudo dos símbolos no campo da literatura se deve, em grande parte, ao campo da psicanálise.

( ) Freud recorreu a literatura para exemplificar grande parte de seus conceitos psicanalíticos.

( ) Lacan ajudou Freud a desenvolver sua teoria e foi encarregado de cuidar da parte linguística da psicanálise.



Sobre as afirmações apresentadas, escolha a alternativa que apresenta a ordem correta:

Alternativas:

a)
V-F-V-F-V

b)
F-F-V-F-F

c)
V-F-V-F-F

d)
F-F-V-F-V

e)
V-F-V-V-F

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
33

1- Sobre o Estruturalismo e o pós estruturalismo, a alternativa correta é a letra E.

Tanto Barthes como Derrida criticam e trazem uma  denuncia que exclui a construção da reflexão pós-estruturalista e entendem que tanto a  corrente teórica é equivocada! Para Derrida Significante e significado constroem uma relação  e não são opostos entre si.  

 

2- A sequência correta sobre a teoria literária e psicanalítica é a letra E: V- F- V-V-F.

 

Podemos ver que a arte segundo a psicanálise permite a nós conhecer a expressão dos sentimentos do homem, ela carrega simbologia e significado. A psicanálise não é apenas um recurso teórico, mas prático e não se aplica apenas a poesia.

 

Através da simbologia a psicanálise estuda a ação humana e seus sentimentos. Freud entendeu a importância da manifestação artística e por diversas vezes recorreu a literatura para expor conceitos. Freud recebeu diversos seguidores entre eles Lacan, que viveu em época diferente, utilizou dos conceitos de Freud, mas os ressignificou, então não foi encarregado pela linguística.

Respondido por grace61
33

Resposta:

1- letra A , Foucault e Derrida denunciam a construção da reflexão estruturalista e a forma como essa corrente teórica lida........

Perguntas interessantes