1. Leia o trecho a seguir:
“A conscientização da organização é um passo muito – se não o mais – importante na jornada de implementação de um programa de integridade. A construção da cultura de Compliance é essencial para o bom desenvolvimento e a sustentabilidade do programa [...] Assim, ao responsabilizar solidariamente toda a cadeia produtiva, estabelece a obrigação de cada agente fiscalizar seus fornecedores, prestadores de serviços e representantes, escolhendo como seus parceiros de negócios somente aqueles que observam e cumprem, além dos ditames legais, também os preceitos éticos”. FRANCO, I. Guia prático de compliance . 1. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020. p.3, 5. [7]
Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O programa de compliance possui três pilares fundamentados na lógica de prevenir, detectar e responder.
Porque:
II. Os pilares do compliance estabelecem uma divisão de responsabilidades e prioridades.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma preposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
O compliance é uma área de suporte interno da empresa, por isso, “é muito importante que todos entendam que a tomada de decisões deve respeitar as leis, normas, políticas e procedimentos corporativos e organizacionais” (ASSI; HANOFF, 2018, p. 27). Assim, devemos compreender que temos três pilares do programa de compliance fundamentados na lógica: “prevenir”, “detectar” e “responder”.
Assi e Hanoff ( 2018, p. 29) colocam como “Regra básica: as consequências devem ser claras e devemos evitar os conflitos de interesses nas tomadas de decisões em relação às não conformidades apontadas”. Nesse aspecto, os pilares do compliance têm como vantagem o estabelecimento de uma divisão de responsabilidades e prioridades.