1) Leia o texto: O conceito de indivíduo refere-se a pessoas interdependentes, pois “(...) não há identidade-eu sem identidade-nós (...)” (Elias, 1939: p. 152).Estudar a relação entre o indivíduo e a sociedade perfaz um dos objetivos da sociologia, surgida na Europa nos fins do século XIX e início do século XX. Sobre a sociologia clássica, marque a alternativa incorreta: *
1 ponto
a) A sociologia clássica é estruturada por autores como: Auguste Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
b) Os clássicos da sociologia formulam o conhecimento sociológico de maneira sistemática: a partir de um método específico, que permite compreender a complexidade do mundo social.
c) Nos fins do século XIX e início do século XX, ocorreram profundas modificações no modo de vida coletivo e individual.
d) As teorias clássicas da sociologia não servem para analisar o contexto social da contemporaneidade.
2) Leia a citação: Se o interesse aproxima os homens, nunca o faz mais que por alguns instantes e só pode criar entre eles um vínculo exterior [...]. As consciências são postas apenas superficialmente em contato: nem se penetram, nem aderem fortemente umas às outras. Se olharmos as coisas a fundo, veremos que toda harmonia de interesses encerra um conflito latente ou simplesmente adiado. Porque, onde o interesse reina sozinho, como nada vem refrear os egoísmos em presença, cada eu se encontra face ao outro em pé de guerra e uma trégua nesse eterno antagonismo não poderia ser de longa duração. De fato, o interesse é o que há de menos constante no mundo (Idem, p. 189).Sobre os conceitos teóricos formulados pelos clássicos da sociologia, marque a alternativa incorreta: *
1 ponto
a) A preocupação central de Émile Durkheim era tornar a sociologia uma ciência autônoma e específica, para concretizar seu intento ele cria o método dos fatos sociais.
b) Para Marx, se deve compreender a vida humana a partir das condições materiais da existência humana, e não dos sistemas de ideias que os homens produzem. Marx reporta-se ao método do materialismo história e materialismo dialético para entender a estrutura social.
c) Weber define o conceito de ação social que seria: “toda a conduta humana dotada de um valor subjetivo voltada para a interação social”.
d) As teorias clássicas da Sociologia não influenciaram as teorias sociológicas contemporâneas.
Soluções para a tarefa
1) A letra (D) está incorreta e é o gabarito da questão.
Letra D: As teorias clássicas da Sociologia não influenciaram as teorias sociológicas contemporâneas.
Isso ocorre porque as Teorias Clássicas da Sociologia serviram de base (criaram raízes) para a formação das Teorias Contemporâneas. Nessa perspectiva, podemos compreender que a Sociologia é uma ciência humana que avança de acordo com as construções e desconstruções presentes no campo social.
2) A alternativa incorreta é representada pela letra (D).
Letra D: As teorias clássicas da Sociologia não influenciaram as teorias sociológicas contemporâneas.
Na verdade, os estudos sociológicos clássicos e contemporâneos são complementares.
Com base nos estudos de Emile Durkheim (1858-1917), por exemplo, é possível observar o significado de Fato Social. Na sociedade atual, esse conceito é usado para manifestar as transformações diárias que o homem faz na sociedade em que vive.
Portanto, é incorreto afirmar que a Sociologia Clássica não possui influência sobre a Sociologia Contemporânea (atual).
Espero ter contribuído!