História, perguntado por beatriz220109, 2 meses atrás

1. Leia o texto e responda às questões.

Em 1972, ano do Sesquicentenário da Independência [150 anos], quando os
restos mortais de dom Pedro I foram trasladados de Portugal para o Brasil, o povo
pernambucano, tendo à frente o Instituto Histórico e Arqueológico, pediu que o
navio passasse ao largo. O desejo foi atendido. Pelo menos nesse pedaço do Brasil,
não havia motivos para prestar homenagens ao imperador.

a. Explique a parte grifada do fragmento.
Ao largo: distante, longe da vista, sem aportar.

b. Embora tenha sido homenageado oficialmente nos 150 anos da Independência do Brasil, nos anos que se seguiram a 1822 dom Pedro I perdeu popularidade. Apresente
três razões para o imperador ter se tornado impopular.

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardospagnolo
12

Após lermos o texto, podemos responder às questões sobre o Sesquicentenário da Independência da seguinte maneira:

  • a) É grifado a expressão "ao largo" pois a história de Pernambuco com a família real é de resistência dos pernambucanos contra a Coroa portuguesa.

  • b) A impopularidade de Dom Pedro I deu-se através de seu governo autoritário, crises econômicas e favorecimento dos interesses portugueses ao invés dos brasileiros.

   

a) Histórico de Revoltas Pernambucanas contra Portugal

Podemos entender que a resistência do povo pernambucano, em decorrência a vinda dos restos mortais de Dom Pedro I, pelo grande histórico de revoltas contra o governo autoritário da Coroa portuguesa em Pernambuco.

Como exemplo, temos a "Revolução Pernambucana" que aconteceu em razão da vinda da família real portuguesa em 1808 pois com essa vinda houve o aumento da crise econômica em Pernambuco em decorrência do aumento de impostos para manter o luxo da família real e da nobreza portuguesa.

Também temos o extermínio dos revoltosos pernambucanos durante a "Confederação do Equador" por parte das tropas portuguesas a mando de Dom Pedro I.

b) Impopularidade de Dom Pedro I

O governo de Dom Pedro I tornou-se impopular por sua incapacidade de governar e pelo seu grande caráter autoritário.

O autoritarismo durante seu governo ficou marcado pela criação do Poder Moderador, através de uma Constituição outorgada, ou seja, imposta, que dava permissão para o imperador fazer o que quisesse, inclusive dissolver os outros poderes.

A crise econômica -intensificada após Dom João VI levar para Portugal todo o capital presente no Banco do Brasil- durante seu governo também causou insatisfação do povo brasileiro contra o imperador, já que a elevada carga tributária e a desvalorização da moeda brasileira tornavam instável a atividade produtiva interna.

Visto isso, para marcar a ruína de seu governo, temos o favorecimento de interesses portugueses em relação ao Brasil, principalmente quando Dom Pedro passou as dívidas de Portugal com a Inglaterra para o Brasil.

Saiba mais sobre "Sesquicentenário da Independência" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12572936

#SPJ1


Anexos:

fabioaguiar73: obgg!!
Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

Após lermos o texto, podemos responder às questões sobre o Sesquicentenário da Independência da seguinte maneira:

a) É grifado a expressão "ao largo" pois a história de Pernambuco com a família real é de resistência dos pernambucanos contra a Coroa portuguesa.

b) A impopularidade de Dom Pedro I deu-se através de seu governo autoritário, crises econômicas e favorecimento dos interesses portugueses ao invés dos brasileiros.

Perguntas interessantes