1. Leia o texto abaixo e responda a questão a seguir. “- Neste momento, Tupã não é contigo! replicou o chefe. O Pajé riu; e seu riso sinistro reboou pelo espaço como o regougo da ariranha. [...] O senhor do trovão é por ti; o senhor da guerra será por Irapuã: disse o chefe. O torvo guerreiro deixou a cabana […].”(ALENCAR, José de. Iracema. 1991.) marque a alternativa correta.:
A) O trecho da obra Iracema representa o Nordeste porque o autor José de Alencar nasceu no Ceará e tem propriedade em falar sobre a cultura da região.
B) Os termos 'Tupã' e 'Pajé' fazem parte do vocábulo indígena, o uso desse vocábulo é uma característica presente nas obras nordestinas.
C) A obra Iracema é uma obra indianista da prosa romântica e de forma literária mostra a miscigenação entre os portugueses e os nativos que hoje constituem a cultura nordestina.
D) A mistura de povos tem grande influência na cultura nordestina, o trecho apresentado mostra elementos presentes em rituais que se referem às crenças indígenas.
Soluções para a tarefa
Afirmação que possui maior relação com trecho descrito: A mistura de povos tem grande influência na cultura nordestina, o trecho apresentado mostra elementos presentes em rituais que se referem às crenças indígenas. Alternativa D está correta.
Explicação:
A região que atualmente representa o nordeste brasileiro foi um dos primeiros locais efetivanete colonizados por Portugual, portanto, os diferentes povos influenciaram em grande parte diversos aspectos desta cultura. Nativos indígenas, povos africanos e portugueses possuem grande participação e influencia nas tradições que se tem na atualidade, que fazem da cultura nordestina tão particular.
Apesar de José de Alencar nascer no nordeste, este trecho não faz referência a aspectos desta cultura, e sim se utiliza de elementos pertencentes ao indígenas de forma geral, com termos pertencentes a estes povos.
Portanto, alternativa D está correta:
D) A mistura de povos tem grande influência na cultura nordestina, o trecho apresentado mostra elementos presentes em rituais que se referem às crenças indígenas.