1- Leia o texto a seguir, no qual se abordam características físicas e socioambientais gerais de parte do litoral brasileiro, em algumas porções do Sul e Sudeste do país.
A costa Sudeste, de Cabo Frio (RJ) ao Cabo de Santa Marta (SC), é dominada por serras constituídas por rochas do embasamento cristalino (Serra do Mar). O contato com o mar é abrupto, sob a forma de penhascos, e existem frequentes promontórios rochosos [porções continentais elevadas que avançam em direção ao mar], alternando-se com baías, cuja formação foi controlada por atividade tectônica. Embora reduzidas, as planícies costeiras ocorrem na desembocadura de alguns sistemas fluviais. [...] Entre os problemas específicos do Sudeste, estão as inundações costeiras ao longo de rios [...], erosão localizada causada por tempestades, que afeta diretamente áreas urbanizadas localizadas muito próximas da zona ativa da praia [...]. ALMANAQUE Brasil socioambiental. São Paulo: ISA, 2007. p. 207; 214.
Escreva quais foram os agentes endógenos e exógenos tratados no texto e os processos associados a cada um deles.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Não há agentes internos de transformação de grande significância, mas existem a ação dos ventos como principal agente exógeno.
Os agentes que atuam no meio podem ser de dentro para fora ou de fora para dentro, e todos são de grande importância para compreendermos a dinâmica das paisagens tanto das rochas como da vegetação.
Assim, quando falamos de agentes de transformação nessas áreas temos principalmente a ação dos ventos e das águas de maneira geral.
Perguntas interessantes