1) Leia o texto a seguir.
Inimigos – Luis Fernando Veríssimo
O apelido de Maria Teresa, para o Norberto, era “Quequinha”. Depois do casamento sempre que queria contar para os outros uma de sua mulher, o Norberto pegava sua mão carinhosamente, e começava: Pois a Quequinha...
E a Quequinha, dengosa, protestava.
Ora, Beto!
Com o passar do tempo, o Norberto deixou de chamar a Maria Teresa de Quequinha. Se ela estivesse ao seu lado e ele quisesse se referir a ela, dizia:
A mulher aqui... Ou, às vezes:
Esta mulherzinha...
Mas nunca mais Quequinha.
(O tempo, o tempo. O amor tem mil inimigos, mas o pior deles é o tempo. O tempo ataca em silêncio. O tempo usa armas químicas.).
Soluções para a tarefa
Olá,
O enunciado está incompleto, mas consegui encontrar o restante e a respectiva pergunta. Confira a seguir: Sobre o texto, pode-se afirmar que:
a) o casamento de Beto e Quequinha manteve puro o romantismo inicial.
b) ao tratar Maria Teresa por Ela, Norberto quer demonstrar- lhe submissão.
c) há uma gradação nas palavras que Norberto usa para referir-se à mulher.
d) Norberto distancia-se da esposa porque ela não gosta de Charles Bronson.
e) ao tratar Maria Teresa por Quequinha, Norberto quer manifestar-lhe desdém.
Ao analisar o texto, podemos verificar que a alternativa A está errada, porque não houve uma continuação do romantismo inicial: o fogo da paixão apagou-se ao longo dos anos. B também é equívoca, pois ao chamar a esposa de "ela" não há nenhuma tentativa de impor submissão; isso apenas demonstra o quanto ele deixou de se importar com ela.
Em D também há o erro, já que o texto sequer menciona Charles Bronson. E por fim, constatamos que a alternativa E também está errada, já que Quenquinha era um apelido carinhoso.
Só nos resta a Alternativa E, que é correta. Norberto apresenta uma mudança gradativa ao se referir a própria esposa, que demonstra o esfriamento do amor entre eles.
Espero ter ajudado!
Resposta:
c) A alteração do uso dos pronomes ao longo do texto provoca a pressuposição de um sentimento de descaso crescente para com a terceira pessoa do discurso.
RESPOSTA CORRETA
Segundo o contexto, com o passar do tempo o marido trata a esposa com descaso e isso é evidenciado no texto pelas formas utilizadas por ele para tratar a mulher, primeiramente Quequinha, em seguida a mulher e esta mulherzinha, ela, essa aí e aquilo. Assim, o autor brinca com a possibilidade de desumanização da personagem Quequinha, que de “pessoa” passa a ser tratada como um ser qualquer “aquilo”.
Explicação: