1. Leia o texto a seguir , escrito pelo historiador Jurandir Malerba, e responda ao que se pede.
"Quanto a afirmar que a chegada da corte protelou a independência, eu diria que sim e que não. Sim, porque a chegada do rei ao Brasil abriu para o lado mais forte da contenda (as classes superiores brasileiras) a possibilidade de vislumbrar saída menos traumática que a ruptura. Não, porque a vinda da corte significou um passo decisivo, do qual não haveria como retroceder. De um modo ou de outro, pela conciliação ou pela ruptura, estava lançada a pedra fundamental da independência."
MALERBA, Jurandir. Esboço crítico da recente historiografia sobre a independência do Brasil (c. 1980-2002). In: A independência brasileira: novas dimensões. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p. 33.
a) Sobre qual evento o historiador está refletindo em seu texto?
b) De acordo com o autor, esse evento colaborou para protelar (ou seja, adiar) a independência do Brasil? A que conclusões o historiador chega a respeito desse tema?
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
O autor se refere à transferência da família real portuguesa para o Rio de janeiro. Para ele esse evento colaborou para protelar a independência e, ao mesmo tempo, contribuiu com o desenvolvimento do processo de emancipação política do Brasil. Segundo o autor, a transferência da família real possibilitou que as elites vislunbrassem uma saída amena e sem rupturas para as contradição na relação entre colônia e metrópole. Por outro lado, mesmo que pela via conciliatória, o evento iniciou um caminho sem volta na direção da independência.
Oi bom dia espero ter ajudado, e por favor coloca como Melhor resposta isso vai me ajudar muito :)
jeisianesilveiradasi:
essa é resposta de qual ? , a ou b ?
Perguntas interessantes
Administração,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Química,
4 meses atrás
Sociologia,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Pedagogia,
10 meses atrás