1) Leia o texto a seguir: “A história de toda a sociedade até aqui é a história de luta de classes. [O ser humano] livre e escravo, patrício e plebeu, (...) em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante posição uns com os outros, travaram uma luta ininterrupta, uma luta que cada vez mais acabou por uma reconfiguração revolucionária e toda a sociedade ou pelo declínio comum das classes em luta [...] A sociedade toda divide-se, cada vez mais [...]em duas grandes classes que que diretamente se enfrentam: a burguesia e o proletariado."(K. Marx, F. Engels. Manifesto Comunista. Paz e Terra. 2008). Sobre o conceito de luta de classes, marque a alternativa INCORRETA: *
a) O capitalismo estrutura a si, as relações sociais e os modos de vida dos indivíduos a partir da separação entre aqueles que detêm os meios de produção e os que não possuem.
b) A sociedade capitalista possui uma divisão social e econômica a partir das classes sociais, que Marx denomina de burguesia e proletariado.
c) Como grande ideólogo da sociedade capitalista, Marx analisou as condições materiais de vida dos indivíduos, com foco nas formas de bem-estar social e solidariedade nesse sistema.
d) Para Marx, a luta de classes sociais com interesses antagônicos constituiria a base das transformações sociais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Letra B.
Explicação:
A crítica ao crescimento industrial e ao aumento da divisão do trabalho ocorreu apenas no sentido de que eles intensificaram a exploração do trabalhador, mas que abriam possibilidades para uma melhoria nas condições materiais de vida caso houvesse um controle dos trabalhadores sobre esses aspectos.
Perguntas interessantes
Artes,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Pedagogia,
5 meses atrás
Ed. Técnica,
10 meses atrás
Informática,
10 meses atrás