1) Leia novamente esse fragmento do romance “O menino sem imaginação”, de Carlos Eduardo Novaes: “— Escuta, mana, não precisa se preocupar comigo. Faz de conta que não estou aqui; faz de conta que só volto quando a televisão entrar no ar, tá?”. Qual foi o objetivo de Tavinho ao fazer esse pedido à irmã? *
1 ponto
A) Tavinho queria que a irmã começasse a brincar com o jogo proposto, pois ela poderia perceber que ela tinha muita habilidade em imaginar os programas de TV.
B) Tavinho queria que a irmã parasse de tentar ajudá-lo, pois ela poderia perceber que ele tinha dificuldade em imaginar os programas de TV.
C) Tavinho queria que a irmã imaginasse isso, pois ela ficaria ocupada e deixaria ele assistir aos programas de TV sem interrupções.
D) Tavinho queria que a irmã fizesse um exemplo, pois ela mostraria o passo a passo do jogo, então, ele compreenderia o jogo proposto.
2)Leia novamente esse fragmento do romance “O menino sem imaginação” de Carlos Eduardo Novaes: “Papai ouvia música clássica, recolhido ao seu silêncio costumeiro, mas de vez em quando abria um olho na direção da Fantástica sobre o aparador.” Que característica sobre o comportamento do pai é possível perceber a partir dessa leitura? *
1 ponto
A) É possível perceber que o pai não tem o costume de conversar, pelo menos após o jantar.
B) É possível perceber que o pai tem o costume de cantar música, pelo menos após o jantar.
C) É possível perceber que o pai não tem o costume de assistir, pelo menos após o jantar.
D) É possível perceber que o pai tem o costume de jogar “o faz de conta”, após o jantar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-resposta:B
2-resposta:A
espero ter te ajudado :)
(desculpe por demorar a responder)
ba
No romance "O menino sem imaginação" de Carlos Eduardo Novaes, quando o personagem Tavinho pede a sua irmã que não se preocupe com ele e que finja que ele não está lá, ele fez esse pedido com o objetivo de, assim como mostra a alternativa B da questão 1, ela parasse de ajudá-lo e assim não tivesse como perceber que ele possuía dificuldade em imaginar os programas de televisão.
Na segunda questão, podemos perceber pelo comportamento do pai que ele não possui o costume de conversar, pelo menos não após o jantar, como mostra a alternativa A.
No romance, uma estranha interferência impedia que os aparelhos televisores sintonizassem os sinais de televisão e as pessoas não podiam usufruir de seus programas de tv, tendo que recorrer a imaginação para passar o tempo, mas ela já havia sido deteriorada pelo uso extenso da televisão.
Saiba mais em:
brainly.com.br/tarefa/4461173