1)
Leia este fragmento:
Lúcia Santaella (2012) aponta para quatro possíveis relações semânticas entre palavra e imagem, atuando na construção de um ou mais significados.
Analise essas relações e as características descritas a seguir:
(1) Dominância
(2) Redundância
(3) Complementariedade
(4) Discrepância/Contradição
(a) quando a informação da imagem e do texto são exatamente a mesma.
(b) quando texto e imagem comunicam mensagens contraditórias entre si.
(c) quando imagem e texto compartilham, em reciprocidade, a importância na construção da mensagem.
(d) quando o texto ou a imagem dominam a mensagem principal de tal forma que a exclusão do outro código não compromete a informação.
Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre as colunas:
Alternativas:
a)
1a – 2b – 3c – 4d
b)
1b – 2c – 3d – 4a
c)
1d – 2c – 3b – 4a
d)
1c – 2d – 3a – 4b
e)
1d – 2a – 3c – 4b
2)
Leia e analise o fragmento seguinte:
[...] folha utilizada com a função primordial de acabamento, colada no verso da capa e na primeira página do miolo. Geralmente utilizada nos livros de capa dura de tecido ou couro, escondendo a dobra do material usado para revestir o papelão da capa. Muitos livros não necessitam mais da guarda como acabamento, mas mantêm a tradição do seu uso.
(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infantojuvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 174.)
Assinale a alternativa que apresenta a parte estrutural de um livro apresentada anteriormente:
Alternativas:
a)
capa
b)
contracapa
c)
folha de rosto
d)
guarda
e)
lombada
3)
Leia o fragmento seguinte e resolva:
Segundo Octávio Paz (2012), "a criação poética tem início como violência sobre a linguagem. O primeiro ato dessa operação consiste no desarraigamento das palavras. O poeta as arranca de suas conexões e misteres habituais: separados do mundo informe da fala, os vocábulos se tornam únicos, como se tivessem acabado de nascer".
(PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p. 46.)
Em outras palavras ao abrir mão da função meramente informativa da palavra para que, assim, possa explorar suas potencialidades, o poeta manipula a:
Alternativas:
a)
mensagem.
b)
poesia.
c)
linguagem.
d)
imagem.
e)
ilustração.
4)
Leia o excerto seguinte:
A construção do sentido na prática de leitura é resultante da equação que leva em conta tanto a forma do texto como a ação intelectiva do leitor. O fato de o texto ter sido escrito anteriormente à leitura nos leva a crer numa possível predominância do texto sobre a ação do leitor. Essa diferença espaço-temporal entre o texto e o momento da leitura pode tanto atribuir esse caráter de total independência do texto, como também pode dar a ideia de total controle do leitor em relação a ele. É como se o texto se encerrasse no ponto final e ao leitor fosse dada toda a responsabilidade de criar sentido sobre aquilo que foi escrito.
(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infantojuvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 206.)
Considerando o contexto apresentado, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A leitura significativa resulta tanto da ação do texto como do leitor, um agindo sobre o outro num movimento constante e dinâmico.
( ) É preciso pensar em abordagens do literário que permita tal distribuição de forças, deixando o texto agir sobre o aluno e o aluno agir sobre o texto.
( ) Uma maneira de se promover esse dinamismo na leitura literária é valorizar a escuta ou, valorizar aquilo que se diz nas entrelinhas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V – F – F
b)
V – V – V
c)
F – V – V
d)
V – F – V
e)
V – F – F
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Resposta:1 e, 2d, 3c, 4b
Explicação:
Respondido por
2
Resposta:
questão 4 a alternativa correta é a 'b'
Explicação:
Perguntas interessantes
Informática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás