Biologia, perguntado por icaroalex2015, 1 ano atrás

1)
Leia com atenção o seguinte texto: “(...) sem negar a importância das áreas protegidas numa política de contenção da perda de diversidade biológica, a complexidade embutida na problemática socioambiental costuma muitas vezes colocar em xeque a maneira pela qual as Unidades de Conservação (UCs) são criadas, administradas e avaliadas. Um resgate da trajetória da evolução do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confirma esta premissa. Criado em 1989 como órgão executor da Política Nacional de Meio Ambiente no Brasil e responsável pela gestão das UCs federais, ele não tem se mostrado à altura dos desafios envolvidos na gestão de áreas protegidas. Ainda hoje, continua adotando uma postura autoritária, com viés preservacionista e avessa à participação das populações locais no processo de gestão.”.



(Vivacqua & Vieira, 2005. Conflitos ambientais em Unidades de Conservação. In: Política e Sociedade, Disponível: https://periodicos.ufsc.br. Acesso: 15 de agosto de 2016)

Agora, escolha a alternativa correta em função do texto que você acabou de ler:

Alternativas:

a)


O trecho “Criado em 1989 como órgão executor da Política Nacional de Meio Ambiente no Brasil e responsável pela gestão das UCs federais, ele (o Ibama) não tem se mostrado à altura dos desafios envolvidos na gestão de áreas protegidas”, refere-se ao fato de que o Ibama não adota uma postura preservacionista.

b)
O trecho “a complexidade embutida na problemática socioambiental costuma muitas vezes colocar em xeque a maneira pela qual as UCs são criadas” se refere à imposição da criação de UC’s, pelos órgãos instituidores, os quais sempre consideram as questões socioambientais da localidade onde se cria uma nova UC.

c)
O trecho “sem negar a importância das áreas protegidas numa política de contenção da perda da diversidade biológica” se refere a proteção da cultura tradicional de povos e comunidades tradicionais.

d)
O trecho “Um resgate da trajetória da evolução do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confirma esta premissa” se refere à história do Ibama, que é o órgão instituidor de todas as UC’s no Brasil.

e)
O trecho “Ainda hoje, (o Ibama) continua adotando uma postura autoritária, com viés preservacionista e avessa à participação das populações locais no processo de gestão”, refere-se à imposição da criação de UC’s pelo Ibama, nem sempre considerando as questões socioambientais da localidade onde se cria uma nova UC.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
28

Letra e.

O texto cita e denuncia grandes atitudes e decisões autoritárias vindas do órgão administrador das áreas de proteção ambiental, que são altamente prejudiciais às comunidades e áreas localizadas ao redor das Unidades de conservação.

Isso porque o então órgão administrativo, por muitas vezes apresenta um viés preservacionista que não coloca como prioridade a ação da população  e necessidades das mesmas, que também vive nas áreas, e que necessitam de voz ativa na região.

Respondido por cmsantos2009
13

Resposta: Corretíssimo

O trecho “Ainda hoje, (o Ibama) continua adotando uma postura autoritária, com viés preservacionista e avessa à participação das populações locais no processo de gestão”, refere-se à imposição da criação de UC’s pelo Ibama, nem sempre considerando as questões socioambientais da localidade onde se cria uma nova UC. Correto

Explicação: Corrigido pelo AVA.

Perguntas interessantes