História, perguntado por kauanadeoliveira13, 8 meses atrás

Me Ajudaa Aii gente!!!Que é pra hoje....Por Favor

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Aamanda97
1

Resposta:

1) A principal causa para o aumento exponencial da extração de borracha na Amazônia foi o advento da industrialização, de modo que a borracha passou a ser uma matéria-prima muito importante para alimentar as indústrias que se desenvolviam (principalmente a indústria automobilística, posto que a borracha era necessária para os pneus sem os quais os carros não funcionavam).As principais consequências foram o desenvolvimento econômico da região Norte do Brasil, ainda pouco desenvolvida na época, e a urbanização de áreas que antes ficavam no meio da Floresta Amazônica, de modo que o desmatamento cresceu consideravelmente como uma consequência desta exploração econômica.

2)Durante a Primeira República (1899-1930), verificamos a instalação de tecelagens, montadoras de automóveis, fábricas de calçados, alimentos, produtos de higiene e limpeza como sabão, etc. a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) impulsou a industrialização no Brasil. Com o conflito era inviável importar produtos manufaturados da Europa e dos Estados Unidos e muitos artigos foram substituídos pela fabricação local.  No entanto, o grande impulso industrial no Brasil ocorreria após a crise do café e a de 29.

3) A cultura cafeeira criou as reservas de capital que foram necessárias para a eventual aquisição de maquinário industrial e preparação infraestrutural, assim como pelo controle dos mecanismos do Estado de modo a favorecer a instalação industrial no estado.  Os cafeeiros, que foram derrotados na Revolução de 1930, passaram então a empregar os seus capitais (e seus esforços políticos) no sentido de seguir a nova linha econômica empregada pelos novos governantes do país, tendo sido muito favorecidos por esta situação de já disporem de amplo capital.

4) As condições de trabalho eram duras com jornadas de 14 horas, seis dias na semana e o salário baixo, não havia condições de higiene e de segurança nos ambientes. E se tornava comum acidentes de trabalho e as doenças.

Não existia assistência ao trabalhador, seguro-desemprego, licença-maternidade e nenhum outro beneficio que temos hoje em dia.  E as mulheres e as crianças trabalhavam no setor têxtil, ou seja, no setor de tecidos.

Explicação:


kauanadeoliveira13: Brigadoooo
Aamanda97: de nada ! :)
Perguntas interessantes