Pedagogia, perguntado por driine, 1 ano atrás

1- Leia com atenção: No que se refere a educação das crianças de zero a seis anos, com a Constituição Federal de 1988, a criança passa a ser reconhecida como sujeito de direitos. Com isso, a Educação Infantil passa a constituir-se em etapa obrigatória da educação básica, que deve se desenvolver em creches e pré-escolas, cumprindo finalidades que estão explicitadas na LDB 9394/96, com os seguintes dizeres: Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. RESPONDA em uma lauda as questões abaixo, lembrando que não serão aceitos textos com fragmentos da internet. A resposta precisa ser sua. Qual a importância do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil-RCNEI, como documento norteador para o planejamento da ação educativa da Educação Infantil, levando em consideração: O cuidar e o educar? A concepção de criança? Como ela aprende e se desenvolve? Como deve ser o seu espaço e tempo de aprendizagem?

Soluções para a tarefa

Respondido por Rosiiane
7
Vou dar umas ideias e vc desenvolve o restante, pq desenvolver UMA lauda é demais né amiga???

A importância do RCNEI para a Educação Infantil é que desde a aprovação desse documento a Educação Infantil foi nacionalmente reconhecida como a primeira etapa da educação básica.

Em relação à importância como documento norteador para o planejamento da ação educativa da Educação Infantil, levando em consideração: O cuidar e o educar é que nessa fase o cuidar e o educar andam juntos, são complementares, conjuntamente com o brincar. 
Nessa fase da Educação Infantil a criança ainda é muito dependente de cuidados: para se alimentar, para o banho, para guardar o material escolar etc.
Um exemplo: Na hora da alimentação é um momento do cuidar.Portanto, se o educador planejar esse momento de cuidado ele poderá se tornar também um momento de educar. Pode se falar sobre questão de higiene ao lavar as mão antes de comer, após também ao escovar os dentes e assim por diante ir abordando assuntos que caibam nesse momento. Mas ressalto que a ação tem que ser planejada para ser educativa, o educador tem que saber qual objetivo ele pretende alcançar na sua abordagem.

A concepção de criança. Como ela aprende e se desenvolve. e como deve  ser o seu espaço e tempo de aprendizagem?

A criança é um indivíduo, um ser humano que tem tantos direitos como qualquer outro. Ela tem sua singularidade, suas opiniões, sua visão de mundo e deve ser respeitada. Não pode nem deve tratar a criança como se sua opinião não tivesse importância, que ela apenas deva aceitar o que é dito sem questionar. Ela é um ser em formação (como todos somos) começando a descobrir o mundo que precisa de orientação, de mediação para se desenvolver plenamente.

A criança aprende o tempo todo, tudo à sua volta é material para seu aprendizado. Em casa observando a família, na rua observando as pessoas, os ambientes e na escola com os professores e colegas. Cada criança tem seu próprio tempo de aprendizagem. São pessoas distintas, com experiências distintas que influenciam no seu processo de aprendizagem. O professor deve saber interpretar cada situação de modo que possa oferecer a todos os seus alunos situações concretas que favoreçam seu desenvolvimento. 

E FIM....espero ter ajudado. Agora se vira nos 30! rs






driine: muitoooo obrigado ajudou e mutoooo
r4u1a0op: muito obrigada você mim ajudou muito
PassosK: A resposta também me ajudou bastante, obrigada! Mas uma correção:
PassosK: A LDB 9.394/96, trouxe mudanças significativas, como a inserção da Educação Infantil (creches
e pré -escolas) na primeira etapa da Educação Básica. E o RCNEI apenas vem para apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos, cujos direitos à infância são reconhecidos. Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes