Artes, perguntado por josuevieiracostachud, 7 meses atrás

1) Leia atentamente o trecho do texto escrito pelo professor sobre a Merzbau do artista alemão Kurt Schwitters:

alguém?? me ajuda por favor!!

Com a criação de Merzbau, podemos considerar o artista alemão Kurt Schwitters como o pioneiro da instalação em arte. Ele teve a ideia de criar um local para que as pessoas pudessem experimentar as mais diversas sensações ao adentrá-lo. Portanto, não se trata da modificação de um espaço ou uma tentativa de inovar em conceitos decorativos: é uma ideia de um artista de criar um novo conceito artístico que consiste na criação de um ambiente totalmente novo que não seria habitável, que não seria moradia nem tampouco funcional; mas sim um local que fosse fruto de uma criação artística. Kurt Schwitters quis experimentar como seria a criação artística de um ambiente e pensar nas sensações que esse local poderia oferecer. Resumindo: com a ideia e o projeto de Merzbau, Kurt Schwitters criou o conceito de instalação em arte.

Como vimos, a Merzbau de Kurt Schwitters foi destruída após bombardeios e o que sobrou e que chegou até nós no século XXI foram as inúmeras reproduções das três fotografias tiradas do local e projetos escritos e desenhados da Merzbau por Kurt Schwitters. Sem esses registros não poderíamos ter a reprodução da instalação feita na década de 1980 e que hoje está no Museu Sprengel em Hanover, Alemanha, e sequer estudaremos esse trabalho.

Agora responda:

(1)Kurt Schwitters concebeu Merzbau como uma instalação em arte permanente? Justifique sua resposta.

2) Sabemos que o uso do termo instalação em arte passou a ser empregado a partir da década de 1960. Sendo assim, como podemos explicar que Merzbau de Kurt Schwitters (que é uma instalação em arte) surgiu em 1920?

3) Sabemos que a relação arte e público é muito explorada na instalação em arte. Explique e mostre por quais motivos por que o artista deve pensar muito em seu público ao conceber sua ideia de instalação em arte e seu projeto.

4) Corolarium é uma criação do artista inglês Jason deCaires Taylor. Trata-se de uma instalação em arte que ao mesmo tempo é uma autêntica galeria de arte subaquática que estava localizada nas Ilhas Maldivas no Oceano Índico. Não se trata, porém, do primeiro trabalho artístico de Jason de Caires Taylor desta natureza: no passado ele já havia projetado e orientado a construção de um museu subaquático com esculturas dele na costa da ilha de Granada no Caribe. A partir daí ele teve uma ideia mais ousada com Corolarium que seria mais tarde construído nas Ilhas Maldivas.

Havia alguma outra intenção do artista, além da ousada e inovadora criação artística, ao fazer Colarium ? E que intenção foi esta?

5) O que explica por que Hélio Oiticica concebeu o Penetrável Magic Square para ser construído em um local ao ar livre conforme foi demonstrado em seus projetos?

Soluções para a tarefa

Respondido por jaquersantana
1

Resposta

(1) Não, ele concebeu como uma instalação temporária, visto que sua obra apenas se materializava quando  instalada, acontecendo em tempo e espaços determinados em constante mutação.

(2) Kurt Schwitters teve a ideia que hoje se relaciona com o termo/conceito de instalação, podemos dizer que ele foi uma espécie de precursor do conceito.

(3) O público, em uma instalação, pode ser considerado como objeto último da própria obra, sem o qual a obra não existe plenamente. Ou seja, o público é parta da instalação, por isso o artista deve se dedicar bastante ao público na composição de uma instalação - ele estará se dedicando à própria obra.

(4) Sim, o artista tinha intenção de promover conscientização quanto à necessidade de preservação do ambiente marinho.

(5) Porque o plano aberto, a paisagem ao ar livre, faz parte da composição da instalação pensada pelo artista.

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes