História, perguntado por iTzGabrielzinho, 10 meses atrás

1 - Leia atentamente o texto:
Em 23 de novembro de 2008, o jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa sobre o racismo no Brasil. Entre os dados apresentados, estão os seguintes:
- Para 91% dos entrevistados, existe preconceito racial de brancos para negros no Brasil.
- 3% dos autodeclarados brancos admitiram ter preconceito racial.
- Dos autodeclarados pretos, 41% revelaram já terem se sentido discriminados pela sua cor.
A agência do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) perguntou a alguns intelectuais se essa pesquisa revelava diminuição do racismo no Brasil. Segundo o historiador Manolo Florentino, os dados podem revelar “que nosso racismo é envergonhado”. Já para o sociólogo Marcos Chor Maio, “as pessoas têm vergonha de parecerem racistas, cria-se um constrangimento enorme”.

Fonte: Agência DIAP.

Levando em consideração os dados apresentados no texto acima, a opinião dos intelectuais e os processos históricos relacionados à formação do racismo no Brasil, marque X na alternativa correta:
a) A agência do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) revelava um aumento do racismo no Brasil.
b) Segundo o historiador Manolo Florentino, os dados do DIAP podem revelar “que nosso racismo é escancarado”.
c) De acordo com a pesquisa do DIAP 91% dos entrevistados reconhecem que existe preconceito racial de brancos para negros no Brasil.
d) De acordo com a pesquisa do DIAP dos autodeclarados pretos, 91% revelaram já terem se sentido discriminados pela sua cor.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaduartealve
5

Resposta:De acordo com a pesquisa do DIAP 91% dos entrevistados reconhecem que existe preconceito racial de brancos para negros no Brasil.

Explicação:

Perguntas interessantes